fbpx

O que é Constelação Familiar Sistêmica?

Início > Blog > O que é Constelação Familiar Sistêmica?

O que é Constelação Familiar Sistêmica?

*conteúdo atualizado em julho de 2023.

 

A Constelação Familiar Sistêmica é bem mais que uma ferramenta terapêutica. É uma filosofia/sabedoria da vida e para a vida. É um processo terapêutico breve, ou seja, uma sessão em grupo ou individual e focada em uma questão, dificuldade ou problema pessoal, como por exemplo: ansiedade, medos, dificuldades nas áreas da vida, luto, separação, tomada de decisão, desenvolvimento pessoal, etc.

Entenda sua origem e como ela é aplicada.

 

O que é

Desenvolvida pelo psicoterapeuta Bert Hellinger, a constelação familiar é uma terapia alternativa que busca favorecer a compreensão de transtornos psicológicos, principalmente os que são estimulados pela prática das relações familiares ou de relacionamentos, a fim de identificar os fatores de estresse.

É reconhecida e oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

 

Leis sistêmicas

É desenvolvida e analisada com base nas leis sistêmicas que dão movimento, sustentação e sentido à vida e aos relacionamentos. Estas leis da vida são:

1- Ordem

Meu lugar correto na vida e nas relações/relacionamentos e o lugar correto do outro na vida e nas relações/relacionamentos.

 

2- Pertencimento

Meu vínculo e o vínculo do outro nas nossas relações, sejam elas família, trabalho ou outros.

 

3- Equilíbrio

Como e o que damos e recebemos nas relações, como afeto, atitudes, coisas, etc. 

 

Objetivos da Constelação Familiar

As sessões têm por objetivo ajudar a resolver problemas de origem familiar, como relacionamento entre pais e filhos ,e desafios nas relações íntimas, tratando padrões negativos, traumas ou perdas significativas e ultrapassando tumultos internos.

Também é utilizada como ferramenta para atingir um nível superior de sucesso profissional ou pessoal.

 

Artigos Relacionados

 

Como a Constelação Familiar é aplicada

Normalmente, a Constelação Familiar é realizada em sessões e estas podem ser cumulativas, ou seja, uma só pode não ser suficiente para responder alguns problemas.

No trabalho terapêutico da Constelação Familiar Sistêmica, a pessoa, também chamada de constelado(a), traz sua questão que pode ser trabalhada em grupos (Workshop) ou atendimento individual no consultório.

 

Trabalho em grupo

Em grupo, o terapeuta vai trabalhar com as pessoas presentes, colocando-as como representantes da Constelação da pessoa, ou seja, inicia colocando-se um representante para o tema (ex: ansiedade) e um representante para a pessoa.

Num primeiro momento, o terapeuta, que também é chamado de facilitador da constelação, vai observando o movimento, gestos, falas, mudanças de lugar e sensações dos representantes, podendo colocar outros integrantes para ir completando a constelação e, quando necessário, mudando as posições dos representantes, até perceber que entrou-se em harmonia ou melhor sintonia entre eles.

Por meio das movimentações que vão ocorrendo na constelação, observa-se através do tema trabalhado, qual está sendo a postura e a vivência da pessoa constelada diante das leis sistêmicas (Ordem, Pertencimento e Equilíbrio) que regulam as suas relações/relacionamentos e, vai se mostrando o que se deve mudar ou melhorar no seu funcionamento pessoal (pensar e agir), relacional (interpessoal) e no fazer (trabalho, realizações e criações). 

 

Atendimento individual

No atendimento individual, a estrutura é semelhante. O que muda é a utilização de bonecos e objetos terapêuticos para representar a pessoa, o tema e outros representantes necessários para se montar a constelação.

Desta forma, o terapeuta vai observando e vendo a percepção, sensações e sentimentos da pessoa constelada, também analisando qual postura está trazendo o problema e o que pode-se fazer para melhorar, alcançar um objetivo ou tomar uma decisão, etc. 

 A Constelação Familiar Sistêmica é uma modalidade terapêutica aplicada no campo da psicoterapia, na área da saúde, da justiça, empresarial  entre outras.

 

A Constelação familiar substitui a terapia?

É fundamental destacar que a constelação familiar não promove a cura e não substitui a psicoterapia feita com psicólogos e nem os tratamentos médicos para doenças psiquiátricas.

 

Há contraindicações ou todos podem fazer constelação familiar?

A Constelação Familiar não possui contraindicações, dessa forma, pode ser aplicada a qualquer tipo de pessoa.

Entretanto, para que alguns comportamentos como não ir por livre e espontânea vontade, não falara a verdade, não acreditar na modalidade e abandonar a terapia antes da resolução do problema, podem prejudicar o processo.

 

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

Na Clínica Marcelo Parazzi

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, a Clínica Marcelo Parazzi dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Suicídio: como entender os motivos e lidar com o fato

Setembro é o mês de conscientização à prevenção. Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.  Desde 2015, existe a Campanha […]

Continuar Lendo