fbpx

12 Motivos para ajudar sua filha a se livrar das drogas o mais rápido possível

Início > Blog > 12 Motivos para ajudar sua filha a se livrar das drogas o mais rápido possível

12 Motivos para ajudar sua filha a se livrar das drogas o mais rápido possível

Para que você consiga mais forças e também um incentivo nessa batalha.

O uso de drogas vem, infelizmente, se tornando algo comum, e que todas as pessoas podem ter acesso hoje em dia, sem maiores dificuldades. Por isso é fundamental que sejam tomadas algumas medidas para ajudar pessoas próximas, para que se livrem desse mal.

Existem alguns motivos muito bem definidos e que podem ser fundamentais para que você afaste sua filha do uso de drogas. São esses motivos que iremos abordar, para que você consiga mais forças e também um incentivo nessa batalha.

1 – Evitar a dependência

Um dos principais motivos para se conseguir enfrentar essa situação e lutar contra o uso de drogas é evitar a dependência que decorre do uso desmedido.

 Quanto mais sua filha tiver acesso às drogas, mais vai querer usar, e assim passará a ter sérios problemas com dependência química. Uma vez apresentado um quadro de dependência química, é muito mais difícil se desvencilhar disso, o que pode até levar às últimas consequências.

2 – O uso de drogas acaba com a saúde

Outro motivo que pode ser um incentivador no sentido de mover sua atenção para a diminuição ou até extermínio do uso de drogas é pensar na saúde de sua filha. Quanto mais a droga age no nosso corpo, mais estragos causa, e isso vai fazendo que haja maiores dificuldades e também corra riscos a longo prazo.

Por isso, uma ação mais assertiva e mais diretiva é essencial para que você consiga os melhores resultados e preserve a saúde da pessoa em questão.

3 – Risco de conflitos familiares

Outro risco que as drogas proporcionam a longo prazo é o aumento dos conflitos familiares, já que o usuário fica mais recluso e agressivo. Por isso, o quanto antes você agir pode garantir o bem-estar da sua própria família, através da manutenção da saúde mental da sua filha.

Mas somente quando você consegue essa ação antecipada obtém sucesso, já que como dito anteriormente, o tempo é fator determinante.

4 – Foco em uma construção de vida

Todas as pessoas jovens possuem metas e também são movidas por desafios que sempre vão instigando todos em uma direção mais produtiva. Deixar claro essa possibilidade de vida para outras pessoas pode ser o que ela espera e precisa para deixar de lado as drogas.

Assim, fica mais fácil você atrair a atenção e foco da sua filha, de maneira que ela vá deixando aos poucos o uso de drogas.

5 – Crescimento pessoal

Seguindo um pouco da linha anterior, é dar um foco para o crescimento pessoal, de maneira que ela aprenda a domar o próprio corpo. Esta é a única forma de fazer com que ela não entre no mundo das drogas e, então, ponha em risco sua própria vida e também outros planos e projetos.

Fortalecer a personalidade ou o ego de sua filha pode ser o incentivo que falta para que ela deixe de lado o uso das drogas.

6 – Evita o risco de bola de neve

Por mais que o primeiro contato pareça complicado e você tenha medo das reações, você pode evitar o efeito bola de neve que as drogas geram. Esse efeito nada mais é do que a entrada gradual em drogas cada vez mais pesadas, e isso pode ficar sem controle e você perder mão de tudo o que acontece.

Uma intervenção, seja em qualquer sentido ou momento, pode evitar esse contato mais perigoso com outras drogas mais devastadoras.

7 – Diminui as chances de envolvimento arriscado

Por vezes o uso de drogas é muito delicado, pois pode colocar em risco até as próprias finanças da família. O quanto antes você conseguir intervir, pode fazer com que esse risco não seja possível, de maneira que se possa evitar grandes perdas financeiras.

Além disso, em casos de dívidas, os familiares acabam também sendo alvo do que se deve frente a quem passa as drogas, colocando todos em risco.

8 – O vício não é definitivo

O vício geralmente acontece quando o uso é feito em longo prazo, o que necessariamente faz de uma ação mais rápida, uma ação mais assertiva. A chance de êxito é maior quando se age cedo, evitando que o corpo passe por todos os processos de dependência química existente.

Por isso é fundamental que uma ação mais rápida seja planejada e você consiga evitar outros fatores mais complexos e graves.

9 – Existe a possibilidade de recuperação completa

Seguindo a linha do último tópico, o quanto antes você conseguir agir e intervir na questão do abuso de drogas, você conseguirá melhores resultados.Tais resultados podem configurar uma recuperação completa de toda a questão da dependência e também favorecer a eliminação completa no uso.

Dessa maneira é possível pensar em todos os outros passos com mais tempo e mais calma, obedecendo o tempo de sua filha.

10 – Resgate dos laços familiares

Quando você consegue de fato fazer isso, a boa convivência familiar é possível e se torna, a partir de então, fundamental para a manutenção do quadro. Assim, é fundamental que toda a família esteja engajada nesse resgate, a fim de que um bem maior seja visado por todos.

Atendendo a este ponto específico, você consegue melhores resultados, frutos de todas as outras ações das quais você precisará tomar a frente.

11 – Criação de um ambiente amistoso e acolhedor

 Para a recuperação de uma pessoa que faz uso de drogas, é fundamental que todo o ambiente seja favorável à sua evolução, de modo mais garantido. Isso quer dizer que as relações devem visar o desenvolvimento da pessoa em si, e o ambiente deve ser livre de julgamentos desnecessários, mas repleto de ajuda.

12 – Crescimento profissional

Outro ponto que pode ser fundamental para você conseguir tirar sua filha do uso de drogas é atentar-se para o futuro profissional que a aguarda. Por vezes a falta de perspectivas pode levar a uma procura maior de drogas, a fim de se libertar do peso que carrega por tal feito.

Quer saber mais ou tem dúvidas sobre os motivos para ajudar sua filha a se livrar das drogas? Entre em contato conosco. Será uma satisfação poder ajudar você!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo

Descobri que minha filha usa drogas, e agora?

“Descobri que minha filha usa drogas, e agora?” Qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo, gênero ou poder aquisitivo, pode usar drogas e seu uso […]

Continuar Lendo