fbpx

Ansiedade e Terapia Cognitivo-Comportamental: como a abordagem auxilia no tratamento

Início > Blog > Ansiedade e Terapia Cognitivo-Comportamental: como a abordagem auxilia no tratamento

Ansiedade e Terapia Cognitivo-Comportamental: como a abordagem auxilia no tratamento

O objetivo é favorecer o desenvolvimento da autonomia para saber lidar com os próprios problemas de maneira saudável.

Saiba como funciona a relação Terapia Cognitivo-Comportamental e Ansiedade.

Não é segredo algum que os transtornos de ansiedade roubaram a cena, especialmente nos últimos anos. Cada vez mais pessoas procuram ajuda, buscando entender o que se passa, como tratar e, principalmente, como lidar com os sintomas de ansiedade quando eles se manifestam.

Um dos tratamentos mais comuns e eficientes é a TCC – terapia cognitivo-comportamental – técnica de abordagem psicológica que alia elementos de resposta emocional e comportamental, com foco na solução dos problemas que o paciente enfrenta no momento presente.

Terapia Cognitivo-Comportamental e Ansiedade: A utilização da abordagem no tratamento

Nos últimos anos, a TCC tem se apresentado como uma das melhores opções para o tratamento de transtornos de ansiedade. A abordagem é bem estruturada, diretiva, com metas que são definidas a partir de uma aliança terapêutica, com atuação direta do paciente no próprio processo de tratamento.

O objetivo da TCC é promover o protagonismo do paciente em relação ao tratamento, buscando favorecer o desenvolvimento da autonomia para saber lidar com os próprios problemas de maneira saudável. Desta forma, o psicólogo precisa ter um papel educativo e colaborativo e, muitas vezes, acaba indicando algumas “tarefas de casa”, a fim de promover uma melhora no quadro tratado.

Contudo, é interessante conscientizar o paciente para sempre buscar profissionais habilitados. A formação em terapia cognitivo-comportamental fornece as bases para prestar esse tipo de tratamento e envolve toda uma fundamentação teórica e prática atualizada nesse assunto, pois esses cursos tendem a ser ministrados por profissionais de excelência.

As principais estratégias de manejo da TCC que visam ajudar em casos de ansiedade e que auxiliam na diminuição dos sintomas são a reprogramação mental e técnicas de respiração e relaxamento.

Reprogramação mental

A ideia aqui é ajudar o paciente a transformar os pensamentos negativos em crenças, frases e pensamentos positivos, dando a ele o controle das próprias emoções e favorecendo-o a lidar melhor com as situações de crise de ansiedade.

Desta forma, será necessário primeiro identificar os gatilhos que levam o paciente a sentir-se ansioso, ajudando-o a perceber, progressivamente, quais são precisamente os pensamentos e comportamentos fora do normal, que tendem a desencadear um alto nível de ansiedade e estresse, a fim de que, ao longo das sessões, se possa proceder às técnicas de reprogramação mental.

Respiração e relaxamento

São inegáveis os benefícios que o controle respiratório pode trazer a qualquer ser humano. Técnicas de respiração e relaxamento, via de regra, são utilizadas para acalmar corpo e mente, mas os resultados raramente param por aí.

Estudos comprovam que respirar corretamente pode melhorar a digestão, o funcionamento do intestino, controlar o peso e até mesmo a qualidade do sono, além de, obviamente, reduzir consideravelmente os níveis de ansiedade e estresse.  Daí a ideia de se adotar essas técnicas na terapia cognitivo-comportamental, em especial no tratamento de pessoas portadoras de transtornos de ansiedade generalizada.

Por essa lógica, o psicólogo assume uma postura de um educador que ensina aos pacientes exercícios de respiração e relaxamento que auxiliam a controlar os sintomas de ansiedade quando estes vierem a se manifestar.

Artigos Relacionados

Os principais benefícios da TCC para o paciente

Na relação Terapia Cognitivo-Comportamental e Ansiedade, uma das maiores vantagens da TCC é que os pacientes conseguem reconhecer e monitorar com maior facilidade os sintomas cotidianos, identificando possíveis distorções de pensamento ou comportamento, sendo, portanto, capazes de diminuir o impacto emocional causado por elas.

A TCC permite que o paciente ressignifique as situações pelas quais passa, desenvolvendo novas interpretações em relação às situações do presente e do futuro e reduzindo potencialmente as reações negativas, disfuncionais ou destrutivas. No entanto, é importante reforçar que o intuito da TCC não é eliminar as sensações e emoções negativas, pois elas fazem parte da vida de qualquer um e têm seu devido papel no impulsionamento de algumas mudanças. Seu ideal, na verdade, é tornar cada resposta emocional adequada à situação real a que se relaciona.

Assim, apesar de possuir uma estrutura sólida de orientação que visa a evolução humana, a TCC não se utiliza de tratamentos fechados e imutáveis. Afinal, é preciso levar em conta a personalidade única de cada paciente, bem como os fatores e situações que presencia cotidianamente, a fim de promover uma melhoria considerável direcionada à qualidade de vida, através do cuidado e respeito ao histórico do paciente, e agindo de forma ética ao definir o tratamento que melhor se adeque ao contexto e ao transtorno avaliado.

Receba notícias em seu e-mail todo mês

A Clínica Marcelo Parazzi

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

Quer saber mais sobre a relação Terapia Cognitivo-Comportamental e Ansiedade ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

10 maneiras de ajudar uma pessoa em crise de ansiedade

A ajuda de maneira equivocada pode causar ainda mais sofrimento. Quando convivemos com alguém ansioso é necessário ter cuidado para não piorar o seu […]

Continuar Lendo