fbpx

Avaliação Neuropsicológica

Início > Blog > Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica

Investigação da Cognição

A Neuropsicologia é uma ciência que se preocupa com a complexa organização cerebral e sua relação com o comportamento e a cognição, considerando informações tanto da Neurologia quanto da Psicologia.

A Avaliação Neuropsicológica por sua vez, busca investigar o funcionamento cognitivo de modo mais abrangente, identificando potencialidades e déficits que possam interferir tanto no comportamento de uma pessoa, quanto no modo como integra as suas habilidades cognitivas (percepção, memória, funções executivas, linguagem, pensamento, planejamento, entre outras tantas), contribuindo para a elaboração de alguns diagnósticos.

Como é a avaliação?

O processo avaliativo inicia com uma entrevista clínica visando entender as razões que justificam essa demanda. Posterior a isso, o paciente juntamente com um profissional especializado, realizará testes específicos psicológicos e neuropsicológicos, que buscam encontrar dados quantitativos e qualitativos do funcionamento cognitivo geral da pessoa. Esses resultados são usados como parâmetros na análise do caso aliados a outras informações coletadas na entrevista e pareceres de outros profissionais.

Quem é o profissional habilitado para isso?

Normalmente é um psicólogo (a) com especialização em Neuropsicologia, devido ao fato de que muitas das baterias de testes que são utilizadas serem de uso exclusivo da Psicologia. Esses instrumentos são validados a partir de um criterioso processo para poderem ser utilizados, respaldados através de pesquisas científicas e normatizações rigorosas, aprovadas pelo Conselho Federal de Psicologia.

Em quais casos a Avaliação Neuropsicológica pode ser útil?

Para corroborar com o diagnóstico de algumas patologias, tais como: TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Distúrbios de Aprendizagem, Doença de Alzheimer, alterações da memória e quadros demenciais e até mesmo para a confirmação de Superdotação, identificando em conjunto o Quociente Intelectual (QI) do indivíduo.

Importante ressaltar que a Avaliação Neuropsicológica não é um processo de investigação pronto e acabado, mas sim reflete o que naquele momento da vida da pessoa está se configurando como funcionamento cognitivo geral.

Fernanda Corrêa

CRP 06/75235

Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo