fbpx

Conheça os efeitos da Cocaína e saiba como ela pode acabar com sua vida

Início > Blog > Conheça os efeitos da Cocaína e saiba como ela pode acabar com sua vida

Conheça os efeitos da Cocaína e saiba como ela pode acabar com sua vida

*artigo atualizado em julho de 2023

 

É importante que a informação seja difundida, para quem usa, para quem pensa em usar e para quem tem de enfrentar diariamente os efeitos dessa droga devastadora.

São diversos os motivadores e causas que levam à dependência química, e esta tem início quando as drogas são utilizadas para suprir necessidades do organismo ou emocionais. É importante conhecer os efeitos da cocaína no corpo, no intuito de informar a todos os que fazem uso e os que não fazem uso também.

 

Cocaína: uma droga psicoativa

Por se tratar de uma droga psicoativa, a cocaína atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga.

Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz dela uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

Neste artigo trazemos todos os pontos que podem ser observados através do uso da substância e também todas as consequências do seu uso constante.

 

Efeitos da Cocaína no corpo

Os efeitos da cocaína atingem todo o corpo e isso faz com que a preocupação acerca do uso da droga seja dobrada.

Ela atua diretamente no nosso sistema nervoso central, que é responsável por todas as ações corporais, ações que são vitais em nosso dia a dia. Ter conhecimento disso, faz com que o uso possa ser repensado, ou que sejam adotadas medidas de redução de danos, observando sempre a saúde do usuário.

Infelizmente, nem sempre falar sobre os efeitos da cocaína pode fazer com que a pessoa repense o uso da droga. Para isso é fundamental a procura de uma ajuda profissional que saiba como lidar com essas questões e possa também fazer o manejo da abstinência.

Conheça alguns efeitos que são cientificamente comprovados e que devem ser observados atentamente.

 

1. Danos cerebrais

Um dos efeitos da cocaína que mais preocupa é a ação que ela tem diretamente no sistema nervoso central. O sistema nervoso central inclui também o cérebro, que é responsável pela maior parte dos serviços de outros órgãos, controlando tudo o que acontece no nosso corpo.

A toxina presente na cocaína tem acesso direto ao nosso cérebro, e lá faz todo tipo de alteração, o que deve ser observado atentamente, pois é nas alterações no cérebro que começamos a observar todos os efeitos da cocaína, sendo então o primeiro local onde ocorre tal feito.

Primeiro, ela diminui consideravelmente o número de neurônios, mas aumenta a atividade sináptica, fazendo com que os usuários fiquem muito agitados.

Ao fim, os neurônios são, pouco a pouco, eliminados por conta da alta taxa de intoxicação, e também por outros distúrbios causados pela droga.

O aumento na atividade sináptica gera, dentre outros efeitos, alucinações visuais ou auditivas, o que é altamente perturbador para quem os tem.

Esse é um dos efeitos da cocaína mais perceptíveis, sem que se precise nenhum exame, exatamente por ser devastador e acabar com todos os neurônios.

 

2. Afeta o coração

Um dos efeitos da cocaína que mais causa estragos, depois dos danos cerebrais, é o que essa droga faz com o coração do usuário.

Por se tratar de uma droga que ativa o sistema nervoso central, ela pode acelerar os batimentos cardíacos. Assim, se a pessoa que está usando a droga tiver algum tipo de problema de coração, pode sofrer sérias consequências decorrentes do uso.

O uso da cocaína pode causar arritmia, taquicardia e outras coisas que, a longo prazo, afetam seriamente a saúde.

 

Artigos Relacionados

 

3. Efeitos nos rins

Além de atacar diretamente o coração, a cocaína pode também afetar o desempenho direto dos rins, de maneira crônica e irreversível.

Isso ocorre por conta dos hormônios que são liberados em grande quantidade, o que sobrecarrega a função dos rins, a ponto desses órgãos não darem conta do trabalho.

Além disso, o índice de intoxicação é alto, o que também faz com que eles trabalhem cada vez mais, acarretando sérios problemas futuros.

Desta forma, é muito comum que usuários de cocaína tenham problemas renais agudos, o que é algo para ser avaliado e merece muita atenção.

 

4. Altera o apetite

Outro efeito decorrente do uso de cocaína é a alteração brusca do apetite, e que também pode ser observado no dia a dia do usuário.

Quando a pessoa está sob efeito da droga, geralmente não quer comer, e esse efeito pode durar muitas horas.

Após o efeito é natural que o usuário sinta muita fome e coma de maneira exagerada, afinal, dispensou muita energia durante o uso e o efeito da cocaína.

Portanto, esse é um dos efeitos da cocaína que também pode ser observado por quem acompanha o usuário, a fim de que se possa identificar o uso.

 

 

Efeitos decorrentes do uso constante, a longo prazo

A longo prazo, os efeitos da cocaína podem ser devastadores e acabar com a vida do indivíduo, caso não seja tratado da maneira adequada.

A atividade renal é prejudicada assim como o fígado, que vai ter sérias lesões decorrentes da intoxicação por substâncias da droga.

As alucinações passam a ser constantes e existe uma alteração muito alta no índice de massa corpórea, fazendo com que o usuário fique abaixo do peso ideal para sua saúde.

Além destes efeitos, o coração é um dos órgãos mais afetados, sofrendo importantes intercorrências, podendo não suportar.

 

Efeitos a curto prazo

A curto prazo os efeitos da cocaína são muito mais comportamentais e suas ações podem ser observadas por qualquer pessoa.

Geralmente, as pessoas que estão usando cocaína, a curto prazo, apresentam agressividade excessiva e alteração significativa no apetite, como já mencionado.

Nesse momento costumam se afastar das pessoas, e apresentam comportamento agitado, de maneira que não conseguem conversar por alguns minutos com ninguém.

Além disso, pode ser observada também uma alteração significativa no sono, o que faz com que o usuário fique em vigília ou dormindo por muito tempo.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar tem sofrido com os efeitos da cocaína, a nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

E-book Por que escolher a clínica Marcelo Parazzi - baixe agora!

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo