fbpx

Coronavírus: como preservar a saúde mental em tempos de pandemia

Início > Blog > Coronavírus: como preservar a saúde mental em tempos de pandemia

Coronavírus: como preservar a saúde mental em tempos de pandemia

Esse é um tipo de situação que pode nos abalar.

Sabemos que epidemias provocam pânico generalizado na população, principalmente quando ainda não se tem conhecimento total sobre a doença, como é o caso da infecção pelo coronavírus. Esse é um tipo de situação que pode abalar a saúde mental, além de causar estresse e ansiedade.

Pensando em auxiliar na prevenção da sua saúde mental, elencamos algumas orientações e atitudes a serem seguidas em tempos de pandemia.

 

Siga à risca as medidas de prevenção

Para controlar e prevenir a doença, é essencial lavar bem as mãos, fazer uso recorrente do álcool em gel para desinfecção das mãos e superfícies, evitar contato físico e permanecer dentro de casa.

 

Evite o excesso de informação

Procure não ficar conectado com as notícias o tempo todo para não aumentar as preocupações e a sensação de incerteza. Não se esqueça também de filtrar as informações que recebe.

Ao perceber que isso está deixando-o mal, procure fazer algo que o faça sentir-se bem e, sempre que possível, partilhar coisas positivas.

Cuide do seu corpo

O principal fator de uma mente e corpo saudáveis é a alimentação, junto com a prática de exercícios físicos. Alongamento e meditação são atividades que beneficiam o equilíbrio e podem ser realizadas em casa.

Procure fazer coisas que o agrade

Ouça as música que você gosta, faça um curso online, leia aquele livro que estava esquecido. Utilize o tempo disponível para se distrair.

Aproveite também para realizar projetos e atividades que estavam paradas, como atualizar séries ou organizar armários, arquivos, fotos e e-mails. Faça coisas que possam ocupar e relaxar a mente.

Artigos Relacionados

 

Estabeleça uma rotina

Para criar uma rotina de trabalho e autocuidado, procure fazer as coisas no mesmo horário. Essa disciplina ajudará o dia a acontecer de um jeito mais organizado e tranquilo.

Seja resiliente

Olhe a situação de forma realista, mas sem entrar em pânico. O melhor é tentar perceber que é possível aprender com tudo o que está acontecendo. Busque o melhor jeito de passar por tudo isso e lembre-se de que essa situação não irá durar para sempre.

Conecte-se com pessoas

Utilize uma parte de seu dia para interagir com os que estão em sua casa e conversar com outras pessoas, seja para falar sobre trabalho, estudo ou como estão se sentindo. O importante é não se isolar.

Oriente as crianças

Crianças, principalmente  as que estão em idade escolar, identificam diferença na movimentação, por isso é importante que estejam cientes do que está ocorrendo, principalmente se houver alguém infectado em casa. Ao perceberem as pessoas estressadas e ansiosas, podem reproduzir esse comportamento e acabam buscando mais apego com os adultos.

Desta forma, explique a situação de acordo com a faixa etária delas e mantenha a rotina o mais normal possível. Essa é a melhor forma de gerenciar as emoções e aliviar a ansiedade.

Tenha paciência com os idosos

Os mais velhos são a principal população de risco em complicações, por isso, dê recomendações claras sobre a doença e repita quantas vezes for preciso, mas sempre de maneira calma e respeitosa.

Não se esqueça de que pessoas isoladas, seja em casa ou em hospital, tendem a ficar mais ansiosas, irritadas e agitadas, sobretudo as com declínio cognitivo. Desta forma, o apoio emocional e prático é muito bem-vindo, principalmente dos familiares.

Receba notícias em seu e-mail todo mês

Não pare seu tratamento

Se você estiver em tratamento médico, não pare as medicações. É normal sentir-se nervoso e com medo, entretanto, seguir com o tratamento é fundamental para cuidar da saúde.

O acompanhamento psicológico, que já era essencial para quem está em acompanhamento, torna-se imprescindível neste momento e nós, da Clínica Marcelo Parazzi, estamos prontos para lidar com as manifestações cognitivo-emocionais e comportamentais desta fase.

 

Peça ajuda se precisar

Caso esteja se sentindo extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em atos extremos como machucar-se ou até mesmo suicídio, converse com familiares, procure por um psicólogo e não se esqueça do CVV. O Centro de Valorização à Vida atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 (ligação gratuita) e também por chat, 24 horas por dia.

Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi destaca a importância de que todos sigam à risca as determinações para a contenção da disseminação do coronavírus e está à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento via Skype.

Agende sua primeira consulta.

 

Não se esqueça de que as autoridades de saúde pública e especialistas do mundo todo estão trabalhando continuamente para garantir os melhores cuidados aos afetados.

E lembre-se: a prevenção é a melhor forma de fazer a sua parte. Seguindo essas dicas, venceremos mais essa.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Seu caráter educativo tem mostrado ótimos resultados no tratamento de diversas psicopatologias. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma das psicoterapias mais reconhecidas no […]

Continuar Lendo