fbpx

Dependência da Internet: o que caracteriza o vício

Início > Blog > Dependência da Internet: o que caracteriza o vício

Dependência da Internet: o que caracteriza o vício

Há uma tendência muito maior entre as pessoas ansiosas ou depressivas.

Sabia que a dependência da internet é um vício?

Se você já sentiu seu celular vibrando no bolso, ou pensou tê-lo ouvido tocar e, quando foi ver, não havia ligação, mensagem, nem mesmo notificação alguma, ou ainda conferiu as horas no celular e, logo em seguida, não se lembrava do horário que viu e teve que verificar de novo, saiba que essas são algumas das características dos fortes candidatos a dependentes da internet.

É fato que o padrão comportamental de compulsão é sempre o mesmo. Independentemente do tipo – seja alimentar, por drogas ou mesmo por internet – envolve sempre altas doses de dopamina, apelidada (não por acaso) de “hormônio do prazer”.

A partir daí, o processo é bastante conhecido: a ausência de dopamina causa crises de abstinência, cujos sintomas vão de simples dores de cabeça a agressividade, tensão e até taquicardia.

Tendência entre pessoas ansiosas ou depressivas

Como todo vício, a dependência da internet não é etarista, tampouco escolhe um perfil ou classe social específicos. E, apesar disso, há uma tendência muito maior entre as pessoas ansiosas ou depressivas, uma vez que, para elas, o mundo online pode representar uma fuga da dor e da realidade em que se sentem tão desconfortáveis. Leia também o artigo Diferença entre depressão e ansiedade.

Há ainda um problema adicional neste caso: o acesso à internet pode deixar de ser uma fonte de distração e autoafirmação, e acabar formando um ciclo que diminui cada vez mais qualquer chance de voltar ao convívio social.

Artigos Relacionados

É preciso saber discernir

Entretanto, é preciso calma. Apesar de o acesso excessivo à internet ser considerado uma das principais fontes de desencadeamento de distúrbios como ansiedade e depressão, nem todo mundo que acessa o celular com frequência tem tendência à dependência da internet.

Assim, antes de julgar, é necessário compreender o que caracteriza propriamente uma compulsão, e quando ela pode se transformar em algo mais grave.

O que caracteriza a dependência da internet

Há quem passe horas incontáveis conectado, para trabalhar ou fazer cursos online, por exemplo. Caracterizar esse comportamento como vício seria tão preocupante quanto a própria compulsão em si.

Isso porque a dependência da internet pressupõe efeitos específicos sobre o usuário, tais como:

  • incapacidade de interagir socialmente;

  • prejuízos quanto à capacidade laboral;

  • crises de ansiedade pela ausência de conectividade;

  • entre outros efeitos.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

Critérios de dependência de Internet

Há dependência quando o indivíduo apresenta, pelo menos, 5 dos 8 critérios abaixo:

1. Preocupação excessiva com a Internet

2. Necessidade de aumentar o tempo conectado (on-line) para ter a mesma satisfação

3. Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet

4. Apresentar Irritabilidade e/ou depressão

5. Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regulação emocional)

6. Permanecer mais conectado (online) do que o programado

7. Ter o Trabalho e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo

8. Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas

E esses sintomas precisam estar presentes há, pelo menos, 12 meses na vida do indivíduo.

Terapia pode ajudar

A TCC – Terapia Cognitivo-Comportamental é a forma mais comum de terapia aplicável a transtornos de dependência. Afinal, assim como ocorre em outros tipos de vícios, a compulsão se caracteriza precisamente quando o comportamento se torna prejudicial, de alguma forma, à vida do indivíduo.

A autoconscientização é, certamente, o primeiro e mais importante passo para o tratamento da dependência. É por meio dessa fase que o dependente compreende a dependência que apresenta, seus gatilhos, vulnerabilidades e consequências. Então é hora de reconhecer que ninguém precisa dar conta de tudo sozinho, e buscar ajuda de quem entende.

O paciente pode ser avaliado por médicos ou psicólogos, a fim de passar inicialmente por uma abordagem diagnóstica, que visa identificar pontos e situações vulneráveis – quanto às emoções e comportamentos relacionados à dependência – e que podem ter alguma relação com o vício.

Depois, com base nos dados obtidos, o profissional indica o melhor tratamento, que pode envolver apenas a psicoterapia ou ser conjugado ao uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, se necessário.

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar tem sofrido com dependência da internet, nossa clínica pode ajudar.

 Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar dependência de internet, ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento via Skype, inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aumento no uso de internet na pandemia

No Brasil, usuários chegam a 152 milhões. É fato e, portanto, indiscutível que a internet facilitou a vida das pessoas. Principalmente nos últimos meses! […]

Continuar Lendo