fbpx

Descobri que minha filha usa drogas, e agora?

Início > Blog > Descobri que minha filha usa drogas, e agora?

Descobri que minha filha usa drogas, e agora?

“Descobri que minha filha usa drogas, e agora?”

Qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo, gênero ou poder aquisitivo, pode usar drogas e seu uso pode, frequentemente, desencadear uma dependência química.

Qualquer pai ou responsável se preocupa com isso e quer proteger os filhos dessas situações. Mas muitas vezes, ainda que você busque informação e eduque seus filhos sobre prevenção do uso de drogas, a vontade de experimentar, se divertir, se rebelar ou mesmo a falta de habilidade para lidar com os problemas da vida podem levar qualquer um a experimentar e praticar o uso das drogas.

 

Como perceber que a filha usa drogas 

No começo, notam-se atitudes diferentes. Percebe-se que a jovem está distante, que está reservada e preza, acima de tudo, pela privacidade.

São observadas alterações físicas, como mudanças rápidas de peso, fala lenta e alterada. Talvez, um desleixo pessoal e descuido com a imagem e a higiene. Notam-se principalmente alterações comportamentais, como diminuição de produtividade no trabalho ou na escola, brigas, alterações de humores frequentes, ansiedade, falta de compromisso e responsabilidade.

Entenda o uso de drogas e sua relação com a depressão e ansiedade.

Comportamentos que, ainda que comuns, ao se repetirem com frequência demonstram-se contrários ao que você conhece da sua filha.

Para auxiliar na identificação de sinais, confira nosso infográfico: 7 Sinais de que seu familiar pode ser um dependente químico e estar precisando de ajuda.

 

A descoberta de que ela realmente usa drogas

Então, um dia você descobre que ela usa drogas. Encontra a substância em suas coisas, ou talvez um amigo acabe contando sem querer.

Não importa como se descobre, a descoberta é sempre um choque que entristece e preocupa em demasia. Os primeiros pensamentos são desesperadores:

  • O que fazer agora?
  • Como lidar com isso?
  • Há quanto tempo está usando?
  • Como começou?
  • Eu tenho uma dependente química em minha família?

 

Artigos Relacionados

 

Como posso afastar minha filha das drogas?

Não há uma receita pronta para lidar com isso. Cada caso é um caso. Seja por sua cultura familiar, seja por sua personalidade, ou mesmo o que está motivando o uso de narcóticos, as pessoas reagem aos estímulos de maneiras muito diferentes.

No entanto, quando alguém na família usa drogas, há algumas ações que são imprescindíveis para lidar com a situação de uma forma assertiva, minimizando os riscos de agravar o problema. Confira!

 

1. Não entre em pânico

Evite confrontos diretos, agressividade e qualquer comportamento que possa gerar grande atrito e estresse na relação e que possa minar a confiança de seu familiar.

Um embate irracional, sem informações, pode deixar a outra parte na defensiva e ter o efeito contrário, afastando a pessoa e talvez agravando os motivos que a fizeram buscar as drogas.

 

2. Busque informações

  • Com o que você está lidando?
  • Qual droga sua filha está utilizando?
  • O que ela realmente faz no organismo?
  • Onde e quando está utilizando?
  • Ela consome sozinha, ou há um grupo de amigos que pode estar agindo como influenciador?
  • Há quanto tempo isso vem ocorrendo?
  • E por que sua filha está utilizando entorpecentes?

É evidente que não é possível descobrir todas essas informações sem uma conversa direta sobre o assunto, e isso leva ao próximo passo: planejar como esse assunto pode ser abordado com a jovem de uma forma calma, sem atrito e sem brigas.

 

3. Prepare-se para a conversa

Muitas vezes, é difícil não se decepcionar com essa atitude, ou talvez não se irritar com o fato de que ainda que você busque sempre o melhor e se sacrifique pelo seu familiar, ele esteja desperdiçando suas oportunidades, tempo, dinheiro e saúde com uma alegria rápida e que trará apenas consequências ruins.

Ao saber que uma filha usa drogas, é compreensível a geração de atrito, a irritabilidade e imprevisibilidade em um debate direto. Mas é importante lembrar que a dependência química é uma doença, e que há motivos pelos quais a jovem esteja tomando essas atitudes.

Dessa forma, é fundamental planejar como o tema será abordado com a dependente química. Deve-se tentar uma abordagem mais amiga e compreensiva, mostrando que mais do que julgar, você tem o interesse sobre sua vida e o que está motivando essas atitudes.

Busque conhecer ao máximo o problema, exponha uma opinião clara, demonstre que você conhece sobre o assunto e, principalmente, mostre preocupação com a situação e disposição para ajudar. Demonstre, acima de tudo, amor e atenção.

 

4. Busque orientação profissional

Ainda que a pessoa alegue que seja apenas uma experimentação e que não irá mais se repetir, o próximo e fundamental passo é buscar ajuda profissional.

Procure informações, analise as opções e converse com especialistas sobre o assunto, buscando identificar quais atitudes você pode tomar para tirar sua filha desse caminho e como prevenir que isso ocorra novamente.

 

É necessário amor

Sua filha, mais do que nunca, precisa de sua amizade e sua orientação, ainda que ela não tenha ciência disso.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

A Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi pode ajudar se você descobriu que seu familiar usa drogas.

Nossa abordagem combina Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por meio de tratamentos tradicionais com psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, e terapias complementares que comprovadamente auxiliam nos resultados do tratamento.

Oferecemos Terapia à Distância para pessoas que residem fora do país. Agende uma avaliação e dê o primeiro passo para a recuperação.

 

*este conteúdo foi publicado em outubro de 2018 e atualizado em abril de 2024.

E-book Como convencer um dependente químico a se tratar - baixe agora!

ARTIGOS RELACIONADOS

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo

Descobri que minha filha usa drogas, e agora?

“Descobri que minha filha usa drogas, e agora?” Qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo, gênero ou poder aquisitivo, pode usar drogas e seu uso […]

Continuar Lendo