fbpx

Dia Nacional de Combate ao Álcool

Início > Blog > Dia Nacional de Combate ao Álcool

Dia Nacional de Combate ao Álcool

Você sabia que o álcool é a droga (substância psicoativa) que mais mata no mundo?

Para marcar a data nacional de combate à dependência do álcool, dia 18/02, convém falarmos sobre esta síndrome, que assola tantas pessoas ao redor de todo o mundo.

Será mesmo que a definição de Dependente Alcoólico” é resultado de “beber todo dia” ou “beber continuamente”?

A droga mais cultuada e liberada do mundo

O álcool é a substância psicoativa mais cultuada e liberada do mundo, é justamente a que mais mata e este é um dos motivos pelos quais, não acreditamos nos benefícios da legalização de drogas.

Nosso país carece de políticas públicas tão enfáticas, ou mais, do que as que foram desenvolvidas para a indústria do cigarro. As políticas públicas bem realizadas e articuladas, são importante meio de obtenção de resultados expressivos ao que se deseja combater. E o combate ao tabagismo é uma grande prova disto.

Será mesmo que festas sem álcool são desinteressantes?

Mas falando especificamente da dependência de álcool, há muitas dúvidas que permeiam essa questão. Tais dúvidas são muitas vezes, alimentadas por crenças distorcidas (erradas ou ruins) presentes em nossa sociedade.

Por exemplo, a crença de que festas sem álcool não tem graça, desenvolve nos cidadãos desde cedo, o consumo, a ligação afetiva com o álcool, a dificuldade de curtir uma festa sem ele, mas também, podem esconder uma dependência de álcool ou o grande risco do desenvolvimento dela. Explicando, uma substância muito aceita é vista como normal e por isso, pode se demorar a entender que alguém, já apresenta uma relação anormal com essa substância.

Beber diariamente ou beber continuamente?

Para algumas pessoas, o dependente de álcool, é o indivíduo que bebe diariamente ou mesmo o dia todo. Isso é um grande engano, aliás muito perigoso, pois atualmente em nossa sociedade, há jovens, meninos e meninas, consumindo a substância mais aos finais de semana, ou do meio da semana para o final, que já podem apresentar critérios para serem entendidos como dependentes.

Caso ainda não o sejam, podem apresentar alto risco de virem a ser, ou dependente de álcool ou até mesmo, de outra substância, como maconha, cocaína ou crack. Uma vez que ainda as drogas legais, álcool e tabaco (cigarro) são as maiores pontes para essas outras substâncias.

Beber em Binge (uso pesado e eventual de álcool)

Mesmo que esses jovens não se tornem dependentes, dessa ou de outras drogas, há um enorme risco no chamado beber em binge. Termo inglês, que podemos entender como o beber exagerado numa única oportunidade.

Se lhe perguntarmos quais são os maiores provocadores de acidentes de trânsito, motivados pelo álcool: Os dependentes desta substância ou os exageradores eventuais? O que você responderia?

Se respondeu os bebedores em binge, ou seja, os eventuais, você acertou, ou seja, há um grave problema nisso, mas que é maquiado socialmente.

Então, presenciamos diariamente fatalidades provocadas por pessoas, que não necessariamente são dependentes de álcool, mas também vivenciamos fatalidades provocadas por pessoas que são dependentes de álcool. Ser dependente de álcool, não significa beber todos os dias, ou beber diariamente, mas trabalhar “normalmente” e só “tomar uma” após as obrigações.

Situações comuns que definem o dependente alcoólico

Você, um amigo ou familiar pode ser um dependente, se se relacionar a mais de um ano com o álcool e apresentar, por exemplo, algumas das seguintes situações:

  • Lazer é igual a beber;
  • Passa boa parte de um dia, de curtição ou descanso, bebendo;
  • Diminuiu a atenção à esposa (ou ao marido) e aos filhos, por ter aumentado um pouco o tempo com os(as) amigos(as), mas sempre com bebidas;
  • Tem aumentado, mesmo que pouco, a quantidade ou o número de dias de beber na semana ou em cada situação;
  • Tem gasto mais dinheiro com bebidas;
  • Tem deixado atividades, antes prazerosas, como passar um dia numa cidade passeando com a família, para ficar em casa ou com os amigos bebendo;
  • Se irrita se algo importante, atrapalha os planos de beber;

Essas são apenas algumas situações que podem nos indicar que já há algum problema na relação entre o indivíduo e o álcool.

Para auxiliar na identificação de alguns sinais, confira nosso infográfico: 7 Sinais de que seu familiar pode ser um dependente químico e estar precisando de ajuda.

Um profissional qualificado, pode auxiliar o indivíduo ou a família codependente, caso inicialmente a pessoa negue o problema (o que é muito comum), a identificar as situações de uso, como a dependência de álcool leve, moderada ou grave. A partir daí, será estudado se há ou não a necessidade de tratamento e de que forma esse tratamento deverá ser praticado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo

Descobri que minha filha usa drogas, e agora?

“Descobri que minha filha usa drogas, e agora?” Qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo, gênero ou poder aquisitivo, pode usar drogas e seu uso […]

Continuar Lendo