fbpx

Entenda os diferentes tipos de ansiedade

Início > Blog > Entenda os diferentes tipos de ansiedade

Entenda os diferentes tipos de ansiedade

O que difere uma ansiedade da outra é como a pessoa se comporta e onde ela acontece.

Ansiedade não é algo igual para todos. Os sintomas são inúmeros e existem diferentes tipos de ansiedade. Desta forma, dizer que alguém tem transtorno de ansiedade é tão generalizado quanto afirmar que a pessoa está triste.

Os diferentes tipos de ansiedade e seus sintomas podem acarretar em insônia, pesadelos, medo, pensamentos indesejados ou até mesmo pensamentos acelerados.

Além disso, algumas pessoas também podem sentir preocupação de maneira excessiva, perder a concentração em atividades do dia a dia e se irritar com grande facilidade.

Algumas pesquisas estimam que, em comparação aos homens, as mulheres têm o dobro de probabilidade de experimentar Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Diferentes tipos de ansiedade

Confira a seguir os diferentes tipos de ansiedade:

Ansiedade Social ou Fobia Social

O que difere uma ansiedade da outra é como a pessoa se comporta e onde ela acontece.

Caso ela ocorra em situações sociais, temos o tipo de Ansiedade Social ou Fobia Social, que demonstra o medo que temos de sermos avaliados por outras pessoas. Caracteriza-se por uma crença cognitiva de incapacidade ou crença de que a pessoa não é aceita ou amada. Este tipo de ansiedade também pode acontecer em crianças, não apenas em interações com adultos como também em situações que envolvem outras crianças.

Ansiedade de Separação

Esse tipo de ansiedade é comum em crianças e envolve o medo extremo de separação com pessoas com quem elas possuem apego, seja com pais, avós ou cuidadores.

Em alguns casos as crianças chegam a relatar sonhos e pesadelos com as pessoas mais próximas. Sonham que estes podem se machucar, sofrer acidentes ou morrer.

Artigos Relacionados

Fobia Específica

Neste tipo de ansiedade há o medo de uma determinada situação ou objeto. É o mesmo que ocorre em pessoas que ficam paralisadas diante do medo de algum animal.

Já em crianças, a fobia específica pode ser expressada por meio de ataques de raiva, choro, imobilidade ou se agarrando a quem está por perto.

Transtorno de Pânico

Entre os tipos de ansiedade existentes, este consiste em um surto repentino, como um ataque de desconforto ou medo intenso.

Existem alguns indícios como sensação de falta de ar, náuseas, tonturas e outros sintomas antes que o ataque de pânico ocorra e são vários os motivos que podem acionar um gatilho para disparo da crise, que é muito particular, já que cada pessoa tem o seu.

Agorafobia

Este tipo de ansiedade costuma ser confundido com Transtorno de Ansiedade Social, e é caracterizado pelo medo de utilizar transporte público ou estar em espaços abertos ou fechados, sair de casa só, permanecer em meio à multidão ou ficar em filas.

Ansiedade Generalizada

Por outro lado, a Ansiedade Generalizada pode ocorrer por diversos eventos e atividades.

Indivíduos com esse quadro relatam que se sentem ansiosos e nervosos durante toda a vida. Em crianças, a ansiedade generalizada pode ser confundida com o temperamento de criança ansiosa, e quanto mais prematuramente começam os sintomas, mais prejudicada pode ser a pessoa durante a fase adulta.

É comum observar notas baixas e, geralmente, as crianças se tornam inseguras e/ou perfeccionistas, querendo sempre refazer as atividades para obter um desempenho melhor. Além disso, podem apresentar carinho em excesso e uma constante busca pela aprovação dos adultos ao seu redor.

Crianças e adolescentes com esse tipo de transtorno costumam sofrer de preocupações e ansiedades relacionadas à qualidade do seu desempenho na escola, mesmo quando este não é cobrado ou avaliado por outros. Há também a possibilidade do excesso de preocupação com a pontualidade.

Ademais, podem preocupar-se também com eventos relacionados a catástrofes como guerras e terremotos.

 

Ajuda para identificar os diferentes tipos de ansiedade

Caso tenha se identificado com algum dos sintomas citados, entenda que você não precisa passar por sentimentos e emoções turbulentas que a ansiedade causa.

A psicoterapia conta com técnicas excelentes que ajudam a controlar e também diminuir esses sintomas.

 

A Clínica Marcelo Parazzi

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

 

Quer saber mais sobre os tipos de ansiedade, ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar!

ARTIGOS RELACIONADOS

4 fatos sobre a ansiedade que todos deveriam saber

Informações que nos ajudam a compreendê-la melhor. A ansiedade ocorre como uma resposta natural do nosso organismo, assim que percebemos algo como uma possível […]

Continuar Lendo