fbpx

Internações para dependentes químicos menores de idade

Início > Blog > Internações para dependentes químicos menores de idade

Internações para dependentes químicos menores de idade

A Clínica Marcelo Parazzi não realiza a internação de menores de idade. Este conteúdo é apenas uma elucidação de como o processo deve ocorrer. 

Saiba como funcionam as internações para dependentes químicos menores de idade.

A dependência química, como qualquer outra doença, tem tratamento. Dentro do próprio SUS (Sistema Único de Saúde), seguindo os princípios de universalidade da saúde, há uma rede voltada ao cuidado do dependente químico desde a atenção básica até níveis mais especializados, contando com um trabalho interdisciplinar para uma assistência integral.

No entanto, pode haver a dúvida sobre como o processo funciona quando o dependente químico é um menor de idade.

Direito Universal

O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), responsável pela proteção dos direitos dos menores, incluindo o tratamento ao menor dependente químico, também garante que o Estado ofereça todos os recursos necessários no combate à dependência.

O direito universal à saúde também garante que o dependente receba uma assistência humanizada, integral e continuada.

Internações para dependentes químicos menores de idade 

Uma das soluções mais eficazes para o tratamento da dependência química é a internação em clínicas de reabilitação, sendo sua indicação principal quando outros recursos foram insuficientes.

O primeiro passo é reconhecer a doença, uma vez que o processo será mais fácil e efetivo se o paciente decidir voluntariamente ser internado.

No caso dos menores de idade, muitas vezes a iniciativa parte dos familiares quando o jovem já representa risco à própria vida e também a dos outros. É muito importante o apoio da família nessas horas, principalmente para que o jovem se sinta acolhido e não julgado e condenado, para que assim tenha uma melhor adesão ao tratamento.

Estrutura e recursos

O objetivo das internações para dependentes químicos menores de idade é oferecer um lugar seguro e preparado para reabilitação do indivíduo, oferecendo todos os recursos necessários para esse processo, como assistência psicológica e medicamentos.

O intuito vai além de apenas livrar o menor das drogas, e sim objetiva reintegrá-lo à sociedade. 

Existem muitas clínicas gratuitas e particulares, por isso é importante uma pesquisa para escolher uma que esteja preparada para lidar, de maneira eficaz, com o paciente menor de idade. Que tenha uma boa estrutura, recursos físicos e equipe qualificada.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

Abstinência

Seja nas internações para dependentes químicos menores de idade ou adultos, a reabilitação passa por estágios, sendo o primeiro deles a desintoxicação.

O dependente químico cria uma relação de submissão com a droga por aspectos físicos e psicológicos. A desintoxicação trata exatamente da dependência física, que abrange a abstinência, quando a droga deixa de ser administrada no organismo.

Geralmente é uma fase muito difícil, pois os efeitos incluem um mal-estar generalizado, agitação, tremores, vômitos e náuseas, sentimentos de morte e perseguição, e até mesmo alucinações. O paciente fica debilitado e precisa de todo um cuidado e acompanhamento profissional para se restabelecer.

Nesse estágio, medicamentos são administrados pelo médico para redução dos efeitos da abstinência em doses progressivamente reduzidas até que o paciente esteja “limpo” das drogas, sem sofrer demasiadamente.

Acompanhamento psicológico nas internações para dependentes químicos menores de idade 

O tratamento da dependência psicológica e emocional vem em seguida. O paciente passa a ter um acompanhamento psicológico regular e obrigatório, além de um momento de terapia em grupo.

Também pratica algumas atividades, como trabalhos relacionados à arte, jardinagem e esportes. Tem momentos recreativos e oficinas de variadas temáticas, incluindo momentos de conscientização sobre as drogas, dependência e recaídas.

Nesse momento os familiares já podem visitar o paciente para o restabelecimento dos laços e vínculos fragilizados pelo vício.

O suporte familiar nessas horas serve como impulso para que o jovem continue a progredir em seu tratamento.

Aos poucos os menores vão recuperando o sentido da vida, os valores perdidos para droga, também voltam a sonhar e fazer planos para o futuro. Esse é o preparo para que possam retornar à sociedade.

 

Artigos Relacionados

Reinserção

Um dos aspectos da reinserção do jovem na sociedade é o retorno deste à escola, uma vez que as drogas acabam por afastá-lo do estudo.

Por esse motivo, nesse estágio de reestruturação, o menor dependente químico passa por alguns exames psicológicos para avaliar sua condição de voltar à escola. Uma equipe multidisciplinar atua nessa avaliação, analisando a saúde mental do jovem.

Porém, esse retorno não é tão comum no período da internação. O que acaba acontecendo é um acompanhamento pedagógico, não regular, feito por voluntários nesses ambientes de internação.

A Clínica Marcelo Parazzi não realiza internações para dependentes químicos menores de idade. Entretanto, se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!

 

*Este conteúdo foi publicado em julho de 2019 e atualizado em fevereiro de 2024.

E-book Como convencer um dependente químico a se tratar - baixe agora!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo

Descobri que minha filha usa drogas, e agora?

“Descobri que minha filha usa drogas, e agora?” Qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo, gênero ou poder aquisitivo, pode usar drogas e seu uso […]

Continuar Lendo