fbpx

Janeiro Branco e conscientização sobre a saúde mental

Início > Blog > Janeiro Branco e conscientização sobre a saúde mental

Janeiro Branco e conscientização sobre a saúde mental

O propósito é abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida.

Assim como o Outubro Rosa conscientiza sobre a importância do combate ao câncer de mama e o Novembro Azul sobre a saúde do homem, o Janeiro Branco é dedicado à conscientização dos cuidados com a nossa saúde mental.

Além de quebrar tabus e mostrar a importância de estar em dia com nosso cérebro, a campanha, criada por psicólogos brasileiros em 2014, tem como propósito abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida.

 

Janeiro Branco: o que é?

É uma campanha criada e promovida por psicólogos, que tem como objetivo estimular a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

O mês de janeiro foi escolhido por simbolizar culturalmente um período de renovação de esperanças e de novos projetos de vida, já que em todo fim de ano avaliamos o que passamos e planejamos o que está por vir.

A campanha Janeiro Branco propõe o debate e a elaboração de ações em benefício de nosso bem-estar, com a pretensão de difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

Artigos Relacionados

 

Importância da conscientização

Cuidar da saúde mental é uma questão de autoconhecimento. É evitar doenças e criar estratégias para lidar com as várias situações que a vida nos impõe.

A conscientização sobre o assunto é imprescindível já que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito, principalmente no período em que vivemos, no qual as aparências são hipervalorizadas.

Muitos consideram a busca por ajuda profissional um sinal de fraqueza e o pouco conhecimento sobre os benefícios da psicologia aumenta ainda mais esse prejulgamento.

 

Quando devemos nos preocupar e cuidar da nossa saúde mental

Cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Entretanto, os principais sinais de alerta são quando nos sentimos demasiadamente estressados, tristes, desanimados e com dificuldades nas relações interpessoais.

Além de fazer com que nos sintamos melhor, a terapia nos enriquece como pessoa, nos auxilia a lidar de forma mais favorável com o mundo e, principalmente, com nós mesmos. Através dela, aprendemos a identificar, trabalhar e superar nossas emoções.

Receba noticias em seu email todo mês

 

Para quem o Janeiro Branco é destinado

A campanha é voltada para todos. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maior será o debate e a ruptura de ideias errôneas em relação à terapia e aos cuidados com a saúde mental.

 

A Clínica Marcelo Parazzi

Nós apoiamos a campanha Janeiro Branco e destacamos a importância de que todos participem do movimento, refletindo, debatendo, planejando ações em prol da saúde mental e da felicidade em nossas vidas.

Também julgamos ser fundamental ajudar a espalhar a mensagem de que “Precisamos falar sobre saúde mental e sobre tudo o que diz respeito à saúde mental das pessoas, das sociedades e de toda a humanidade.” Só assim poderemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor.

Para saber mais sobre o assunto e ter ideias de ações práticas, basta acessar a página oficial da campanha Janeiro Branco.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

4 fatos sobre a ansiedade que todos deveriam saber

Informações que nos ajudam a compreendê-la melhor. A ansiedade ocorre como uma resposta natural do nosso organismo, assim que percebemos algo como uma possível […]

Continuar Lendo