Informação e conhecimento, tudo ao seu alcance!

O que é Psicologia Clínica

O que é Psicologia Clínica

Nesse texto explico um pouco sobre psicologia clínica.

Olá caros leitores, de maneira sucinta quero neste texto informar o que é a psicologia clínica.

Já percebemos que se há a palavra ‘clínica’ é porque além de ser dividida em abordagens, esta ciência também é dividida em relação ao campo de atuação, sendo assim, a psicologia clínica visa auxiliar quaisquer pessoas que estejam passando por uma fase difícil de sua vida, ou mesmo por dificuldades que se estendam por períodos mais prolongados. Mas também é relevante destacar que tais dificuldades, ou mesmo questões, não necessitam ser de grande intensidade. Para exemplificar, uma pessoa pode procurar o clínico simplesmente por uma indecisão ou um aumento de sua ansiedade em relação a um evento importante que está por vir.

Com isso desejo fazer um alerta ao senso comum em relação à psicologia clínica, que é muitas vezes entendida como tratamento para loucos ou para pessoas significativamente doentes. Isso é um engano tão grande, que muitos de nós profissionais preferimos denominar as pessoas que iniciam conosco de clientes e não pacientes. Também destaco que não precisamos chamar apenas de tratamento e sim de processo terapêutico, ou ainda de terapia ou de forma mais adequada que esta última, de psicoterapia.

Partindo do pressuposto que o conflito é condição de nós seres humanos, qualquer pessoa que desejar, poderá e se beneficiará de um período de acompanhamento com um psicólogo clínico. A pessoa pode também ter o intuito de fazer terapia visando a otimização de sua evolução enquanto pessoa e até mesmo enquanto profissional.

Ressalto que pessoas com questões mais graves ou necessidades maiores do que as citadas anteriormente, também são um público importante para a clínica. Sem dúvidas para estas pessoas, a psicoterapia será de suma importância.

Sendo assim caros leitores, em resumo, o psicólogo clínico é o profissional da psicologia clinica, ou seja, que acolherá seus clientes pra trabalhar a queixa que esses indivíduos lhe trazem, seja de grau leve, moderado ou grave.

A psicoterapia quando realizada de maneira ética e técnica, além de auxiliar a pessoa no alívio ou resolução de seus conflitos, causa em muitos de nós a sensação que ela foi um dos melhores investimentos que a pessoa realizou em sua vida. E eu não me canso de escutar isso.

 

Marcelo Parazzi
Psicólogo Clínico
CRP 06/84357