fbpx

Padre Haroldo Rahm: um legado de amor ao próximo

Início > Blog > Padre Haroldo Rahm: um legado de amor ao próximo

Padre Haroldo Rahm: um legado de amor ao próximo

Uma vida dedicada a “combater o bom combate”.

“Não ao medo, sim ao amor”. Este era o lema do padre Haroldo Joseph Rahm, criador do Instituto para tratamento de dependentes químicos, localizado em Campinas (SP), que é referência internacional no acolhimento dessas pessoas. Padre Haroldo, que faleceu no último sábado (30/11/2019), aos 100 anos, carregou consigo essa motivação durante toda a sua vida e usava estas palavras a todos que acolhia.

Sua vida foi inteiramente dedicada a “combater o bom combate” e aliviar o sofrimento de pessoas marginalizadas, principalmente dependentes químicos.

 

Envolvimento com trabalhos sociais

Jesuíta e missionário, nascido em 22 de fevereiro de 1919, no Texas (EUA), desde muito novo, já desenvolvia trabalhos sociais com jovens que viviam na fronteira com o México. Era tenente do exército, pouco antes da 2ª Guerra Mundial, quando descobriu sua vocação religiosa.

Padre Haroldo chegou ao Brasil em 1965, mas só se naturalizou brasileiro em 1986. Ele sempre participava de ações solidárias em parceria a outros religiosos, fundando diversas obras, como paróquias, pastorais e movimentos.

receba noticias em seu email todo mês

 

Auxílio a dependentes químicos

Motivado pelo alcoolismo de seu pai, em 1978 fundou em Campinas a Comunidade Terapêutica “Fazenda do Senhor Jesus” para oferecer tratamento e recuperação para homens dependentes de álcool e outras drogas. Em 2010, recebeu o título de presidente emérito e a entidade foi rebatizada como “Instituto Padre Haroldo”.

Escreveu ainda 58 livros, ministrou dezenas de cursos e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

 

Legado

Ao longo de mais de quatro décadas, seus serviços focados na mudança de vida ganharam notoriedade. Diariamente, são mais de 1.500 pessoas atendidas e cerca de 6.000, entre familiares e amigos, impactadas direta e indiretamente pelo acolhimento do Instituto. Pessoas de diversas partes do Brasil chegam em busca de tratamento para dependência de drogas lícitas e ilícitas.

E a receptividade ainda se estende a:

– Crianças, através do desenvolvimento de atividades pedagógicas para prevenção contra criminalidade.
– Gestantes e mães em situação de vulnerabilidade, que ganham abrigo e apoio para recomeçar.
– Pessoas em situação de rua, que são acolhidas e alimentadas.

Artigos Relacionados

 

Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi se inspira em seus ensinamentos de obstinação e amor, com ações efetivas para resgatar vidas que adoecem por meio da dependência química. Somos gratos por seus significativos feitos e pelo exemplo de afeto e respeito ao ser humano.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é terapia holística

O cuidado integral do ser humano. Saiba o que é terapia holística e seus benefícios. Desde que o conceito de saúde foi ampliado, deixando […]

Continuar Lendo