fbpx

Como a pandemia intensificou a dependência tecnológica

Início > Blog > Como a pandemia intensificou a dependência tecnológica

Como a pandemia intensificou a dependência tecnológica

Os efeitos se mostram mais evidentes do que nunca.

A evolução tecnológica nunca esteve tão presente em nossas vidas. Da mesma forma, com a pandemia da Covid-19, os efeitos dessa evolução se mostram mais evidentes do que nunca.

Talvez o maior benefício trazido pela internet na atualidade tenha sido justamente restaurar as possibilidades de contato face a face dentro de um contexto no qual o encontro presencial não era possível, conveniente ou permitido. No entanto, apesar de oferecer tantos benefícios, a internet, quando mal utilizada, pode acarretar sérios riscos a seus usuários.

E se mesmo antes da pandemia a internet já tinha sua importância em nosso cotidiano, com a chegada da Covid-19 no Brasil e o constante aumento de casos, o fechamento de absolutamente tudo só intensificou a necessidade de uso da rede.

Com isso, ampliou-se ainda mais um problema que já se notava antes, embora não em tão larga escala: a perda do controle da exposição à internet fez com que muitas pessoas desenvolvessem uma dependência tecnológica, advinda das incontáveis horas adicionais que os usuários passaram a se manter conectados. Saiba mais em Aumento do uso da internet na pandemia.

É fato que, nas atuais circunstâncias, a maior parte das pessoas já possuem uma forte tendência aos excessos, como uma forma de autodefesa e fuga emocional. Ao se sentirem pressionados no dia a dia, os indivíduos acabam procurando um lugar em que se sintam, de alguma forma, mais seguros ou menos expostos, como se no tempo em que estão online, estivessem desconectados de tudo aquilo que os angustia.

 

Características da dependência tecnológica

Via de regra, os sintomas mais característicos de dependência tecnológica envolvem tentar enganar – a si mesmo e aos outros – sobre aspectos como a quantidade de tempo que se permanece conectado, por exemplo.

Há ainda casos em que o indivíduo perde a noção do tempo que ficou conectado ou deixa de lado as pessoas que o rodeiam, substituindo completamente as interações sociais por mais tempo online, ou ainda apresenta episódios de angústia e ansiedade simplesmente porque caiu o sinal da internet, ou por ter de permanecer em algum lugar sem conectividade.

Artigos Relacionados

 

Problemas trazidos pela dependência tecnológica

Vale destacar que a dependência tecnológica acarreta problemas maiores que a dependência em si.

Além de atrapalhar consideravelmente os relacionamentos interpessoais (que tenderão a ser cada vez mais restritos aos amigos virtuais), pode prejudicar seriamente a saúde física (causando dores nas costas, alterações do sono e obesidade) e mental (sentimento de ansiedade e culpa pelas tarefas acumuladas, por conta de excessos online).

 

Reconhecer a dependência tecnológica

Assim como ocorre em qualquer outro tipo de vício, o primeiro passo é reconhecer a dependência. O usuário precisa compreender, antes de tudo, quais os comportamentos compulsivos que está tendo, para então proceder ao tratamento adequado.

O mais importante aqui é desmascarar, por exemplo, a ideia-desculpa mais utilizada: a de que se está “apenas dando uma conferida nos recados”. O problema real é que essas verificações, aparentemente inocentes, se tornam uma necessidade constante, quer se trate de rede social, quer de mensagens, pois, apesar de óbvio, o dependente geralmente não admite a dependência, por acreditar que não há problema em ficar o tempo todo com olhos, ouvidos e gestos atentos a cada notificação.

 

Moderação no uso é fundamental

A despeito disso, a internet possui sim seus benefícios e, tecnicamente, não há nada de errado em se valer dela para facilitar seu dia a dia. O mesmo se aplica às redes sociais, que tanto ajudaram a manter o contato durante a pandemia.

O que não se recomenda, assim como qualquer coisa na vida, é o exagero, afinal, tudo aquilo que passa do limite e prejudica a vida real, a integridade física ou intelectual, deve ser revisto e, se for necessário, cortado sem culpa.

Quanto à dor, ela também faz parte da vida e da existência humana. Serve muitas vezes de aprendizado e nos ajuda a seguir em frente de forma mais madura. Fugir dela, seja em ambientes online ou utilizando-se de qualquer outro artifício, não passa de autoenganação, que levará a frustrações ainda maiores. O melhor, mesmo, ainda é aprender a lidar com a dor, consigo mesmo, enfim, com a vida.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

 

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar tem sofrido com o impacto do aumento do uso de internet devido à pandemia, nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tabagismo na pandemia: o isolamento social aumentou o consumo de cigarro

Tabagistas relatam perda significativa da qualidade de sono, sentimentos de solidão, tristeza e nervosismo bem mais intensos que antes. Muito se engana quem pensa […]

Continuar Lendo