fbpx

Terapia online: confira 9 motivos para aderir à modalidade

Início > Blog > Terapia online: confira 9 motivos para aderir à modalidade

Terapia online: confira 9 motivos para aderir à modalidade

Consultas e orientação psicológica são realizadas via internet.

Recentemente autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, sem restrições com relação ao limite de sessões, a terapia online tem crescido no país. Principalmente em tempos de isolamento social. Para saber mais, leia nosso artigo Terapia à distância: como a prática pode ajudar durante a pandemia.

Trata-se de uma modalidade de atendimento psicológico no qual o psicólogo realiza consultas e orientação psicológica por meio da internet.

O atendimento pode ocorrer tanto em tempo real, através de conversas por videoconferência, telefone e salas de bate-papo, como em formato assíncrono – com atraso de tempo – através de mensagens ou trocas de e-mails.

Terapia online funciona?

A psicoterapia é uma opção de autoconhecimento e crescimento e a internet abriu novos caminhos para que as pessoas possam cuidar melhor de seu bem-estar e de suas emoções a fim de levar uma vida mais saudável e equilibrada.

A diferença essencial da terapia online em relação à psicoterapia presencial é o canal através do qual a comunicação entre o psicólogo e o paciente é estabelecida.

Confira alguns motivos para avaliar e aderir à terapia online:

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

 

1. Opção para quem está distante

A modalidade proporciona acesso às pessoas que se encontram distantes por diferentes motivos, como as que moram em áreas rurais ou em cidades que não existem psicólogos em sua área geográfica.

Também é de grande valia para brasileiros que residem em outros países. Normalmente, estes encontram dificuldade em se adaptarem à cultura de onde estão – como  em relação à língua, por exemplo – e a terapia online dá a eles acesso ao tratamento que talvez não teriam de outra forma.

 

2. Profissionais que não são da sua cidade

Este é um fator relevante para quem mora, principalmente, em cidades pequenas, onde todos se conhecem. Como nas sessões são trabalhados assuntos delicados e que, normalmente, as pessoas sentem dificuldade, vergonha ou temor em abordar, estas acabam se sentindo mais confortáveis ao darem preferência à terapia online do que procurar por um profissional de sua cidade e, consequentemente evitam a angústia que poderia atrapalhar o desenvolvimento do tratamento.

 

3. Auxílio para quem tem falta de mobilidade

Fornece acessibilidade para pessoas com deficiência física ou que se encontram limitadas por cadeiras de rodas, acamadas, em leitos hospitalares e também para aqueles que convivem com a obesidade mórbida.

Auxilia ainda indivíduos que não podem sair de casa pelos mais diferentes motivos ou transtornos, como síndrome do pânico, agorafobia, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, entre outros.

4. Diversas formas de poder se expressar

Como cada indivíduo possui, em si, um tipo de inteligência mais aguçado, não é todo mundo que tem facilidade de se expressar frente a frente com o profissional, mas consegue fazê-lo melhor por meio de áudio, por exemplo.

A terapia online é uma opção para essas pessoas, para que a obtenção de informações por parte do profissional seja mais eficiente. Já para aqueles que se sentem inibidos com a presença física, as sessões em vídeo podem ser a solução.

 

5. Conveniência

Proporciona ao paciente a possibilidade de conversar com o psicólogo do conforto da sua própria casa. Além disso, em muitos casos, oferece a facilidade de poder agendar as sessões de terapia para os horários mais convenientes, como fins de semana e até mesmo madrugadas.

 

6. Ocorre em espaço seguro

Como a sessão de terapia online é possível sem sair de casa, o paciente sente-se seguro por estar em ambiente familiar e pode relaxar sem se preocupar tanto em manter um perfil discreto.

 

7. Menos recurso e menos logística

Demanda menos esforço, consome menos recursos e não exige muita logística, já que a terapia online pode ser feita sem sair de casa.

 

8. Terapia online torna a informação mais acessível

A internet torna as informações sobre saúde mental mais acessíveis, principalmente para pessoas que não se sentem à vontade para conversar sobre o assunto com amigos e familiares.

 

9. Ferramenta de fortalecimento psicológico

Mesmo que o paciente sinta que seu bem-estar mental é forte, a terapia online pode ajudá-lo a se tornar ainda mais forte psicologicamente, pois possibilita aprender mais sobre comportamentos de saúde e estratégias de enfrentamento que levam a uma melhor saúde psicológica.

Artigos Relacionados

 

Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi oferece a terapia à distância para os mais diversos transtornos comportamentais, realizando psicoterapias, prevenção a recaídas e orientação familiar, seguindo a mesma linha do atendimento presencial.

 Os exercícios terapêuticos para esses pacientes são enviados normalmente via, WhatsApp, e-mail, Skype, entre outros, utilizando sempre ferramentas objetivas e práticas terapêuticas, que não deixam nada a desejar para o atendimento presencial.

 

Agende sua primeira consulta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Terapia à distância: como a prática pode ajudar durante a pandemia

Recurso pode auxiliar pessoas passando por momentos de grande fragilidade e anseios. Desde que foi necessário aderir ao isolamento social para conter a disseminação […]

Continuar Lendo