fbpx

Uso, Abuso e Dependência Química de Drogas

Início > Blog > Uso, Abuso e Dependência Química de Drogas

Uso, Abuso e Dependência Química de Drogas

É interessante estarmos atentos para as diferenças entre as formas de se relacionar com as drogas em geral. No entanto, qualquer relação que uma pessoa estabeleça com tabaco, álcool e drogas, oferece riscos ao indivíduo.

É importante destacar que os riscos podem atingir grandes proporções, e como não poderíamos esgotar suas formas neste texto, desejamos citar dois aspectos importantes.

 

O uso de substâncias

Primeiro, o uso de qualquer uma dessas substâncias pode desenvolver doenças físicas e/ ou psicológicas em seus usuários.

Em seguida, pode-se desenvolver a tolerância, o que significa que o organismo pode facilmente se adaptar ao uso dessas substâncias exigindo doses cada vez maiores para se satisfazer.

Dependendo da especificidade de cada substância e também de aspectos físicos e psicológicos de cada pessoa, essa exigência da dosagem ocorre de maneira lenta ou rápida.

 

Drogas: baixo risco, uso agudo ou abuso?

Desejamos fazer aqui uma explicação sucinta e de fácil compreensão para uma questão relativamente complicada, a dependência química.

Dessa forma, falaremos sobre o uso de baixo risco, o uso agudo e o abuso de substâncias psicoativas.

 

Uso de baixo risco

Consideramos um uso de baixo risco, por exemplo, quando uma pessoa bebe um copo de cerveja ou fuma um baseado de maconha duas vezes ao ano, ou seja, em pequena quantidade a cada episódio.

 

Uso agudo

Outra relação com as drogas pode ser chamada de uso agudo, quando nos referimos a algo intenso, mas não necessariamente o mais grave.

Porém, com relação ao consumo dessas substâncias já é um uso considerável, como uma mulher que toma duas garrafas de cerveja por semana, toda semana.

 

Abuso

Quanto ao abuso, ele pode instalar-se em pessoas tanto de uso esporádico quanto de uso agudo.

Visto que o abuso é caracterizado pelos usos intensos num único episódio, ou seja, quando a mulher do exemplo decidiu consumir as duas garrafas de cerveja (ou mais) em um único dia.

 

Artigos Relacionados

 

Critérios diagnósticos

Quem usa diariamente uma substância psicoativa é dependente químico? Não necessariamente, pois há critérios diagnósticos aplicados somente por um profissional habilitado para identificar a presença ou não da dependência química.

E quando se instala a dependência química? É comum que um indivíduo que passou pelas fases anteriores, desenvolva essa síndrome por uma ou mais substâncias.

Primeiro, investigamos se uma pessoa precisa utilizar ao menos uma droga (lícita ou ilícita) por pelo menos um ano. Outro aspecto importante estudado é se, ao longo do tempo, ela aumentou, mesmo que vagarosamente, o consumo da substância.

E, consequentemente, avaliamos se a pessoa dispende gradativamente mais tempo em prol do uso e se, por conseguinte, vai gradativamente abandonando ou realizando tarefas com menos empenho do que antes, especialmente, atividades prazerosas, como frequentar uma academia.

 

Síndrome de abstinência

Em casos graves, podemos observar sintomas da síndrome de abstinência, ou seja, um conjunto de sinais que aparecem no dependente químico quando uso de drogas é interrompido por pelo menos algumas horas.

Esses sinais podem ser desde suor excessivo, dificuldade para dormir, irritabilidade, tremor nas mãos e/ou na boca, dores de cabeça, dores pelo corpo, estado de humor deprimido a uma série de outras possibilidades.

 

Única saída

O melhor a fazer é não experimentar! Parece óbvio destacar que não experimentar substâncias psicoativas, consequentemente, não acarretará riscos de adquirir problemas por conta de uso, abuso e da dependência química. No entanto, o primeiro passo é prevenção!

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi pode ajudar se você ou algum familiar  tem sofrido com uso, abuso e dependência química de drogas.

Nossa abordagem combina Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por meio de tratamentos tradicionais com psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, e terapias complementares que comprovadamente auxiliam nos resultados do tratamento.

Oferecemos Terapia à Distância para pessoas que residem fora do país. Agende sua avaliação e dê o primeiro passo para a recuperação.

 

*Este conteúdo foi publicado em março de 2016 e atualizado em janeiro de 2024.

Infográfico 7 sinais de que seu familiar pode ser um dependente químico e pode estar precisando de ajuda

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo