A escolha certa para um novo começo. Estrutura e dedicação profissional.

Perguntas Frequentes

Abaixo listamos as perguntas mais frequentes que nos são questinadas, fique a vontade para tirar as suas dúvidas e, caso não encontre, envie-nos direto para nós que iremos responder o mais breve possível!

Qual a diferença entre: Internação voluntária, involuntária e compulsória?

A internação voluntária é aquela em que o cliente deseja se tratar de sua dependência em nível grave, assim ele está pronto para iniciar sua recuperação.

A involuntária é aquela em que o indivíduo em quadro grave de dependência e, portanto, correndo risco de vida, não compreende ao certo sua doença e não entende a necessidade de tratar-se.

Neste momento, com auxílio profissional, a família intervém pela vida deste membro. Já a compulsória, se dá quando um indivíduo em estágio grave recebe por algum motivo uma determinação judicial (de um juiz de direito) para ser internado mesmo contra a sua vontade.

Qual a diferença entre: Psiquiatra, psicólogo e psicanalista?

As semelhanças e diferenças entre esses profissionais são complexas e como não é nosso objetivo abarcar essa complexidade aqui, faremos uma diferenciação grosso modo.

Basicamente o psiquiatra será o profissional responsável por medicar um paciente que em sua avaliação, necessite de determinado acompanhamento medicamentoso.

O psicólogo será o profissional que trabalhará a partir de sua abordagem, os conflitos psicológicos mais conscientes e comportamentais do cliente.

Ele procurará ir à raiz dos conflitos da pessoa e em conjunto com ela, traçar estratégias e possibilidades de mudanças e consequentemente de melhorias em sua qualidade de vida.

O psicanalista trabalhará essencialmente com as manifestações inconscientes de um sujeito. Auxiliando a pessoa a compreender as raízes de seus conflitos e consequentemente promovendo mudanças que auxiliem a pessoa.

A Clínica Marcelo Parazzi atende por convênio médico?

Nosso atendimento é essencialmente particular, porém, pensamos em formas exclusivas de facilitar o seu investimento em nossos projetos terapêuticos.

Qual a abordagem psicológica utilizada na Clínica Marcelo Parazzi?

É a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), uma abordagem moderna, eficaz e objetiva.

Como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

Esta é outra pergunta que demandaria uma resposta complexa, mas como não é nosso objetivo neste primeiro momento, grosso modo, a TCC trabalha os níveis conscientes e pré-conscientes da mente humana, além é claro, de aspectos comportamentais.

Ela entende que ao longo de nosso desenvolvimento construímos ou absorvemos as chamadas crenças centrais (distorcidas no caso).

Quando estamos diante de algum acontecimento, tais crenças comandam a nossa forma de interpretar tal fato.

Se a crença é disfuncional (negativa e/ou distorcida), logo meu pensamento será disfuncional também.

A partir de um pensamento distorcido nossa mente gera um sentimento (emoção) conectado a ele, ou seja, distorcido também. E no final dessa cadeia, teremos o comportamento que seguirá as diretrizes dos pensamentos e de seus sentimentos, ou seja, provavelmente serão comportamentos problemáticos.

A partir disso, derivam uma série de outros problemas ou dificuldades que se não tratados, podem gerar muita dor e sofrimento ao indivíduo e também as pessoas que o cercam. Então será nessas questões que incidirá a TCC.

O que é psicoterapia?

É o nome que a ciência psicológica confere ao tratamento ou acompanhamento psicológico.

Um indivíduo que busca um psicólogo para trabalhar seus conflitos, dúvidas, fases, angústias e sofrimentos, em geral se beneficiará com a psicoterapia.

Só precisamos de psicólogo ou psiquiatra quando estamos em grande conflito e sofrimento ou quando estamos com problemas mais graves?

De forma alguma, a pessoa que busca o acompanhamento psicológico, por exemplo, pode ser um indivíduo que deseja nada mais do que uma nova evolução em sua vida.

Para tanto o indivíduo que busca o auxílio psicológico pode ser aquele que almeja investir em sua vida pessoal e alcançar novos degraus no seu desenvolvimento.

Não é raro escutarmos de nossos clientes que a psicoterapia foi o melhor investimento que fizeram em suas vidas. Para nós e para eles, se você não experimentou ainda, experimente.

O psicólogo Marcelo Parazzi é um psicólogo clínico, mas o que isso significa?

O psicólogo pode atuar em diversas áreas, ele pode ser, por exemplo, psicólogo hospitalar, ou seja, aquele que atua e desenvolve seus trabalhos especificamente no interior de hospitais.

No caso do psicólogo clínico, este é um profissional que instituiu uma clínica para atender pessoas e auxiliá-las com seus conflitos, fases ou mesmo desejos de evolução.

Para ficar simples o entendimento, nada mais é do que o psicólogo que escolheu clinicar e auxiliar os indivíduos ou grupos que o procuram.

Quem procura auxílio psicológico é fraco?

Essa é outra visão limitada e errada da psicoterapia e do papel dela na vida de um indivíduo, pois todos possuem conflitos e dificuldades.

Também é correto dizer que todos, se desejarmos, poderemos evoluir. Desse ponto de vista, quem enfrenta seus conflitos e dificuldades tem coragem de mudar e busca as ferramentas para tanto.

Quem procura evoluir idem. Entendemos que ninguém não faz nada sozinho, sempre nos unimos socialmente, de uma maneira ou de outra, para alavancarmos nossas mudanças e conquistas.

Sendo assim, quem busca a psicoterapia, é destemido e forte para se preparar para as suas mudanças e deixar a mesmice para trás.

Quanto tempo dura uma sessão de psicoterapia? Qual a frequência de um tratamento psicológico? Qual é o prazo de um processo psicoterápico?

A sessão de psicoterapia tem a duração de cinqüenta minutos.

A freqüência geralmente é semanal, ou seja, uma sessão por semana. Mas há casos e tratamentos que podemos realizar de duas à cinco sessões semanais.

Na entrevista inicial psicológica, ou nas primeiras entrevistas, o profissional entenderá qual a necessidade de cada cliente. O prazo de tratamento pode ser de três a seis meses.

Não raro há questões, como a dependência química, por exemplo, que demandam mais tempo.

Como posso entender se a psicoterapia poderá me ajudar, ou se é o melhor para mim neste momento?

Basta agendar uma consulta, é o que chamamos de entrevista inicial psicológica, pois assim, o profissional já terá a devida experiência na condução de tal entrevista e solucionará todas as suas dúvidas.

Com qual profissional devo tratar minha dependência química?

Preferencialmente com um profissional especialista e experiente no assunto. A partir disso entendemos que para tratar uma síndrome tão complexa a interdisciplinaridade (reunião de vários profissionais da saúde) será importante.

Não podemos deixar de lado as orientações familiares ao longo desse processo também.

envie sua dúvida para nós

Telefones

(19) 3253-7800

(19) 9 9478-1675 / 9 9823-1906

(19) 9 8407-4088 / 9 8850-7212

Endereço

Rua Capistrano de Abreu, nº 37

Jd. Proença - Campinas/SP

CEP 13.100-430