fbpx

Dependência Química

Dependência Quimica

O TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Como em todas as modalidades, a dependência química será tratada a partir de interdisciplinaridade da Terapia Cognitivo – Comportamental (TCC).

A dependência química ocorre quando reunimos alguns critérios diagnósticos ao longo de determinado período, para avaliar se um indivíduo desenvolveu tal problemática. De alguma maneira, o indivíduo pode estabelecer uma relação alterada entre ele e uma ou mais substâncias psicoativas (drogas em geral) de tal modo que surgem alterações fisiológicas, psicológicas e comportamentais que comprometem seu convívio e sua rotina, inclusive, as consequências na educação são graves com o uso de drogas.

Agende seu primeiro atendimento sem custo!

Preencha os campos abaixo para que possamos retornar. Estamos prontos para atender você.

TRATAMENTO AMBULATORIAL OU TRATAMENTO COM INTERNAÇÃO?

Vale destacar por conta de mitos que se criaram ao redor da dependência química, que internação não é sinônimo de tratamento para este quadro. O indivíduo precisa ser avaliado por profissional competente, a fim de detectar se realmente se trata de dependência química e qual é o estágio de gravidade da doença. A partir disso, o procedimento será um tratamento para dependência química com, ou sem internação, somado a orientações familiares. Quando o caso é para internação, avaliaremos sua gravidade para definir especificamente o melhor período de tratamento.

Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), a Clínica Marcelo Parazzi irá, fundamentalmente, ensinar o paciente sobre sua psicopatologia, entender o histórico da doença e do indivíduo ao longo do tempo e intervir a partir de uma série de técnicas, que auxiliarão a pessoa a sair dessa condição limitadora em diversos sentidos.

A TCC auxiliará a pessoa a se perceber de maneira mais funcional, questionando uma série de pensamentos distorcidos, que criam sentimentos negativos, o que levará ao alívio de sua angústia e a melhora psicológica e comportamental gradativas. Em última instância, as crenças negativas que tal indivíduo desenvolveu desde suas experiências na infância, perderão força e sentido ao longo do processo terapêutico.

Com o tratamento da dependência química na Clínica Marcelo Parazzi, o cliente aprenderá ao longo da terapia, com diversas técnicas e exercícios concretos, a cada vez mais utilizar esses recursos de maneira autônoma até o final deste processo terapêutico.