Seja qual for sua necessidade, Estamos prontos para ajudar.

capa tratamento dep quimica feminina

Dependência Química Feminina

Tratamento para mulheres - um olhar feminino sobre a dependência química

Um estilo de vida estressante, o excesso de cobranças quanto ao trabalho, estudos e autoestima vem levando ao adoecimento de mulheres, que passam a buscar no álcool e drogas (lícitas ou ilícitas) uma válvula de escape da realidade.

A dependência química ocorre quando, de alguma maneira, a mulher passa a estabelecer uma relação alterada com substâncias psicoativas (drogas em geral) que resultam em alterações fisiológicas, psicológicas e comportamentais, comprometendo seu convívio e sua rotina, inclusive a codependência e o adoecimento de toda sua família.

Links Relacionados:

 Nossa filha está usando drogas, o que faremos?

 10 passos para evitar recaídas após tratamento para dependência química

Tratamento para dependentes químicas com ou sem internação?

A internação não é sinônimo de tratamento para este quadro. É preciso fazer uma avaliação para detectar se realmente trata-se de dependência química e a gravidade da doença. É a partir dessa avaliação que se define os procedimentos do tratamento para dependência química com ou sem internação, trabalhando concomitantemente com orientações aos familiares.

Clínica Terapêutica Marcelo Parazzi possui um Programa Terapêutico exclusivo para o tratamento feminino, inclusive com registro autoral na Biblioteca Nacional do Brasil. Esse programa, elaborado por uma equipe multidisciplinar, contempla uma avaliação preliminar da paciente, para analisar suas necessidades, desejos, traumas e, após essa criteriosa avaliação, é designado um cronograma específico para o caso.

Além do programa de tratamento intensivo oferecido às nossas pacientes, com avaliação psiquiátrica, enfermagem completa, profissionais especializados e atendimentos psicológicos individuais ou em grupos, as pacientes em tratamento ainda contam com avaliação física, programa de treinamento personalizado, terapia ocupacional, alimentação balanceada aprovada por nutricionista, dia da beleza e o mais importante, um olhar humanizado sobre cada aspecto do atendimento dessas pessoas.

Como é tratada a dependência química feminina

Assim como em todas as modalidades, a dependência química é tratada por meio de interdisciplinaridade da Terapia Cognitivo – Comportamental (TCC), ensinando ao cliente sobre sua psicopatologia, entendendo o histórico da doença e do indivíduo ao longo do tempo e intervindo com técnicas que auxiliarão a pessoa a sair dessa condição limitadora. A TCC ainda auxilia na percepção de maneira mais funcional, questionando pensamentos distorcidos que criam sentimentos negativos, e isso levará ao alívio das angústias e à melhora psicológica e comportamental gradativa.

Com o tratamento da dependência química na Clínica Marcelo Parazzi, o cliente aprenderá ao longo da terapia, com diversas técnicas e exercícios concretos, a cada vez mais utilizar esses recursos de maneira autônoma até o final deste processo terapêutico.

Links Relacionados:

Como entender e identificar as características da dependência química?

 10 motivos para escolher o tratamento para dependência química na Clínica Marcelo Parazzi

Para quem o tratamento para dependência química feminina é indicado?

Para mulheres acima dos 18 anos com comprometimento cognitivo gerado pelo abuso de substância psicoativas, como álcool, maconha, crack, cocaína, remédios controlados, bem como de eventuais doenças diretamente relacionadas, como a depressão, síndrome de ansiedade, e outras patologias. Entretanto, para o tratamento ambulatorial, a Clínica Marcelo Parazzi atende menores de 18 anos, normalmente.

Clínica Marcelo Parazzi conta com tratamento ambulatorial e em regime de internação de breve duração em ambiente rural, seguro e propício ao restabelecimento mental, o que vem motivando famílias e pacientes no tratamento de sua saúde emocional.

 

Ainda com Dúvidas? Fale conosco agora!