Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Terapia Cognitivo-Comportamental
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma terapia moderna nascida nos Estados Unidos da América e que recebeu influências filosóficas e também de outras áreas da psicologia e, sobretudo, da psicologia comportamental.
Ela nasceu fundamentalmente para dar conta de entender e trabalhar de forma aplicada, com as manifestações cognitivas dos seres humanos, além das manifestações comportamentais. Ou seja, os teóricos dessa escola entendem que as manifestações comportamentais a partir dos estímulos eram importantes, mas também compreendem que as manifestações mentais também teriam que ser abarcadas nessa compreensão.
A grosso modo, então, a Terapia Cognitivo-Comportamental ou TCC funciona da seguinte maneira: entende-se o ser humano e suas manifestações e influências dos estímulos externos e internos em sua vida a partir do seu desenvolvimento, cujas influências hereditárias e de aprendizagem são determinantes. Dito isso, pensemos que o ser humano, de maneira abreviada, funciona a partir de crenças racionais e irracionais, ou seja, crenças positivas e negativas.
Mas também a partir de pensamentos racionais e irracionais, sendo assim, as crenças influenciam nosso modo de pensar e formam nossas regras, visões de si, do outro e do mundo em geral. A partir daí, surgem nossas emoções, que estão estritamente ligadas às nossas crenças e pensamentos, e no fim dessa “cadeia” estão nossos comportamentos.
Para entender melhor o exposto até aqui, vamos nos perguntar por que duas pessoas torcedoras de um mesmo time, ao assistirem à derrota dele, podem reagir completamente diferente uma da outra, sendo que o estímulo é o mesmo?
A TCC dirá que isso ocorre porque, apesar do estímulo ser o mesmo, o padrão de crenças e regras que alimentam a forma de pensar, sentir e agir desses indivíduos são diferentes e é isso que determinará as diferentes reações.
Ocorre que os torcedores ficarem tristes diante de uma derrota, é natural, porém, se um deles tiver até pensamentos suicidas diante de uma derrota do seu time, já não falaremos mais de uma reação natural e sim psicopatológica, ou doentia, para simplificar.
O problema aí não estará na derrota do time e sim como esse indivíduo interpreta essa derrota, ou seja, no seu funcionamento cognitivo, e podemos ir além, na parte disfuncional do seu pensamento cognitivo.
É justamente aí que a Terapia Cognitivo-Comportamental realizada por um habilidoso cognitivista, ou seja, um psicólogo especialista nessa abordagem psicológica denominada Terapia Cognitivo-Comportamental irá atuar.
Basicamente precisaremos identificar com o cliente todos esses fatores, para que, a partir disso, possamos intervir para uma reestruturação cognitiva. Então, utilizaremos uma série de estratégias cognitivo-comportamentais para a mudança cognitiva e o alívio dos seus sintomas. Por fim, podemos entender a reestruturação cognitiva como uma forma de mudar parcelas das cognições que geram sofrimento persistente e muitas vezes desnecessário às pessoas.
DEPOIMENTOS DE NOSSOS PACIENTES
O tratamento é muito bom, ajuda os pacientes em suas dificuldades com substâncias e os médicos são bons, com ótimo atendimento.
O tratamento foi muito importante para o meu crescimento pessoal, financeiro e meu avanço na vida. Agradeço muito a Deus por ter conhecido esses profissionais.
Equilíbrio Emocional, Controle e Manutenção da Abstinência são fundamentais para atingir metas e realizar sonhos. Isso se torna mais fácil com auxílio de bons profissionais.
Um diferencial em minha busca por qualidade e manutenção de uma vida regrada. Profissionais experientes, acolhida e disponibilidade do início até hoje, após 4 anos de convivência.