Dependência Química Feminina
Dependência Química Feminina
TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA FEMININA
Como em todas as modalidades, a dependência química será tratada a partir de interdisciplinaridade da Terapia Cognitivo – Comportamental (TCC).
A dependência química ocorre quando reunimos alguns critérios diagnósticos ao longo de determinado período, para avaliar se um indivíduo desenvolveu tal problemática. De alguma maneira, o indivíduo pode estabelecer uma relação alterada entre ele e uma ou mais substâncias psicoativas (drogas em geral) de tal modo que surgem alterações fisiológicas, psicológicas e comportamentais que comprometem seu convívio e sua rotina, inclusive, as consequências na educação são graves com o uso de drogas.
Agende seu primeiro atendimento sem custo!
Preencha os campos abaixo para que possamos retornar. Estamos prontos para atender você.
TRATAMENTO AMBULATORIAL
A internação não é sinônimo de tratamento para esse quadro. É preciso fazer uma avaliação para detectar se realmente trata-se de dependência química e a gravidade da doença. É a partir dessa avaliação que se define os procedimentos do tratamento para dependência química com ou sem internação, trabalhando concomitantemente com orientações aos familiares.
A Clínica Terapêutica Marcelo Parazzi possui um Programa Terapêutico exclusivo para o tratamento feminino, inclusive com registro autoral na Biblioteca Nacional do Brasil. Esse programa, elaborado por uma equipe multidisciplinar, contempla uma avaliação preliminar da paciente, para analisar suas necessidades, desejos, traumas e, após essa criteriosa avaliação, é designado um cronograma específico para o caso.
Além do programa de tratamento intensivo oferecido às nossas pacientes, com avaliação psiquiátrica, enfermagem completa, profissionais especializados e atendimentos psicológicos individuais ou em grupos, as pacientes em tratamento ainda contam com avaliação física, programa de treinamento personalizado, terapia ocupacional, alimentação balanceada aprovada por nutricionista, dia da beleza e o mais importante, um olhar humanizado sobre cada aspecto do atendimento dessas pessoas.
Como é tratada a dependência química feminina
Assim como em todas as modalidades, a dependência química é tratada por meio de interdisciplinaridade da Terapia Cognitivo – Comportamental (TCC), ensinando ao cliente sobre sua psicopatologia, entendendo o histórico da doença e do indivíduo ao longo do tempo e intervindo com técnicas que auxiliarão a pessoa a sair dessa condição limitadora. A TCC ainda auxilia na percepção de maneira mais funcional, questionando pensamentos distorcidos que criam sentimentos negativos, e isso levará ao alívio das angústias e à melhora psicológica e comportamental gradativa.
Com o tratamento da dependência química na Clínica Marcelo Parazzi, o cliente aprenderá ao longo da terapia, com diversas técnicas e exercícios concretos, a cada vez mais utilizar esses recursos de maneira autônoma até o fim do processo terapêutico.
Para quem o tratamento para dependência química feminina é indicado?
Para mulheres acima dos 18 anos com comprometimento cognitivo gerado pelo abuso de substâncias psicoativas, como álcool, maconha, crack, cocaína, remédios controlados, bem como de eventuais doenças diretamente relacionadas, como a depressão, síndrome de ansiedade, e outras patologias. Entretanto, para o tratamento ambulatorial, a Clínica Marcelo Parazzi atende menores de 18 anos, normalmente.
A Clínica Marcelo Parazzi conta com tratamento ambulatorial e em regime de internação de breve duração em ambiente rural, seguro e propício ao restabelecimento mental, o que vem motivando famílias e pacientes no tratamento de sua saúde emocional.