Informação e conhecimento, tudo ao seu alcance!

Como enfrentar o diagnóstico positivo do Coronavírus

Como enfrentar o diagnostic

Dicas para lidar com as emoções de forma mais equilibrada.

Receber o diagnóstico positivo da covid-19 é, provavelmente, uma notícia que abala psicologicamente qualquer pessoa. Desta forma, este artigo tem como principal objetivo auxiliar o paciente a enfrentar a doença da forma mais equilibrada possível e a lidar com as emoções decorrentes do diagnóstico.

 

Como enfrentar o diagnóstico positivo do Coronavírus?

Mesmo com o isolamento social e todos os cuidados tomados,  você  - ou um familiar - recebeu o diagnóstico positivo do coronavírus. Neste momento o melhor é ter as principais informações e saber quais cuidados são necessários.

Tensão e ansiedade são compreensíveis, porém, não podemos deixar que esses sentimentos prejudiquem a forma de se lidar com a situação.

Pensando nisso, elaboramos algumas orientações que podem ajudar, psicologicamente, a enfrentar o diagnóstico positivo do coronavírus.

 

Evite o excesso de informações

Filtre os conteúdos que recebe e consuma apenas as informações necessárias para manter-se atualizado. Lembre-se de que sempre existem informações falsas ou exageradas e estas podem prejudicar a capacidade de discernimento e o relaxamento necessários para seu restabelecimento.

Busque informações voltadas ao relaxamento, e até mesmo vídeos no youtube que auxiliem nesse sentido. Procure por respiração diafragmática, por relaxamento progressivo de Jacobson, por meditações e mindfulness. Pratique o que puder diariamente. 

 

Diagnóstico positivo para Covid-19: Seja positivo!

É completamente normal sentir-se triste, no entanto, não se deixe dominar por esse sentimento. É imprescindível manter pensamentos positivos e a certeza de que o paciente - seja você mesmo ou seu familiar - sairá dessa, sem se colocar numa posição de vítima. Ter a consciência de que no mundo inteiro há pessoas passando pela mesma situação é importante para enfrentar a doença.

 

Artigos Relacionados

 

Desabafe sobre suas emoções

Esta é uma ótima forma de diminuir a ansiedade e não cultivar pensamentos negativos. Nos momentos de dificuldade, as pessoas que amamos são fundamentais em nossas vidas, por isso, converse com amigos e familiares para pôr para fora as aflições e buscar apoio emocional. 

Todos sentimos medos em diversos momentos da nossa vida, isso é humano e neste momento é completamente natural todos estarmos com algum nível de amedrontamento. 

 

Confie na medicina

Para enfrentar o diagnóstico positivo do coronavírus, assim como qualquer outra doença, é preciso acreditar que a medicina está trabalhando para a nossa recuperação. A confiança não pode ser quebrada neste momento.

Por mais que os questionamentos, tanto sobre a doença quanto o tratamento, sejam inúmeros, devemos confiar que o que os médicos dizem é o caminho que nos levará à cura e ter a certeza de que os profissionais de saúde estão batalhando intensamente para que a doença não tire a vida de mais pessoas.

Desta forma, devemos seguir as recomendações e cuidar para que outras pessoas não se contaminem. Acessando o site do Ministério da Saúde é possível acompanhar informações oficiais sobre a covid-19, bem como todas as recomendações e cuidados.

 

Pense em tudo o que já superou

Quando não souber como enfrentar o diagnóstico positivo do coronavírus, relembre todas as dificuldades pelas quais passou e acabou superando.

Lembre-se também de que a maioria dos casos da doença são leves e, assim como boa parte das pessoas, você vai superar isso também, e quando tudo acabar, perceberá o quanto a dificuldade nos ajuda a amadurecer e evoluir como ser humano. 

Mark Twain disse: “Eu sofri por muitas catástrofes em minha vida, a maioria nunca aconteceu”. Ele quis dizer que sofremos ansiosamente (antecipadamente) por catástrofes que imaginamos que irão acontecer, mas que nunca ou ao menos a maioria não acontece. Então mantenha a calma, foque no aqui e agora e viva, um dia de cada vez, a realidade dos fatos e não perca o otimismo, pois uma mente positiva faz um corpo são.

 

Rede de apoio para enfrentar o diagnóstico positivo da coronavírus

É imprescindível ter familiares e amigos por perto - ainda que não seja fisicamente - para poder contar num momento difícil.

O contato com pessoas que amamos nos faz sentir acolhidos e seguros. Desta forma, se não é possível estar junto fisicamente, conte com outras maneiras de se conectar com essas pessoas.

Atualmente, a tecnologia é capaz de manter as pessoas unidas, à distância, por meio de videochamadas, envio de áudios, além da ligação telefônica. O contato ajuda a passar o tempo e a trazer mais confiança e pensamentos positivos.

 

Receba notícias em seu e-mail todo mês

 

Dê atenção à sua saúde mental

É importante estar atento à saúde mental para lidar com a realidade da quarentena e, principalmente, para poder enfrentar o diagnóstico positivo da covid-19, pois a mente saudável é uma das maiores responsáveis pelo bem-estar durante esse período.

Se no decorrer da situação, perceber que sua saúde mental está abalada e que você não está conseguindo lidar sozinho com todos esses sentimentos, procure imediatamente ajuda profissional, mais precisamente, de um psicólogo.

E lembre-se: perceber que não está bem e assumir sua vulnerabilidade não é sinal de fragilidade, e sim de força.

 

Tecnologia a serviço da psicologia

Diante do isolamento social imposto pelo coronavírus, não é possível ir até o consultório de um psicólogo, entretanto, existem profissionais disponibilizando sessões online, também chamada de terapia à distância,  por meio de plataformas  e aplicativos.

 

A Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi está à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento via Skype, inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta. Ela é gratuita!

 

Outros cuidados para não transmitir o coronavírus

  • Lembre-se também de seguir evitando o contato com outras pessoas.

  • Escolha um cômodo na casa para passar a maior parte do tempo e não compartilhe utensílios como talheres, toalhas, entre outros.

  • Utilize máscara para se comunicar e desinfete superfícies que todos costumam colocar a mão.

  • Só tome os remédios que forem prescritos pelo médico, para não correr o risco de agravar o seu caso.

  • Cuide muito bem do seu sistema imunológico por meio da alimentação saudável e balanceada e apostando na diversidade de vitaminas e nutrientes.

  • Mantenha-se hidratado para combater o vírus, repor a perda de água causada pela febre e para umedecer os pulmões, para que suas células de defesa estejam prontas para o combate. Além disso, a água ameniza dores de cabeça e elimina toxinas.



Ficou com dúvidas ou quer mais orientações sobre como enfrentar o diagnóstico positivo do coronavírus? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!