fbpx

Vale a pena o atendimento psicológico à distância?

Início > Blog > Vale a pena o atendimento psicológico à distância?

Vale a pena o atendimento psicológico à distância?

O cenário das práticas de saúde mental está em constante evolução, e uma das transformações mais notáveis é a crescente adoção do atendimento psicológico à distância.

Com a era digital e as tecnologias de comunicação em pleno vapor, a modalidade atendimento online vem ganhando espaço e conquistando pacientes de diversas faixas etárias.

Com o objetivo de elucidar o assunto, elencamos informações essenciais sobre o que é o atendimento psicológico à distância, como ele funciona e quais são os benefícios e facilidades que essa abordagem proporciona aos pacientes.

 

O que é o atendimento psicológico à distância?

Autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia, o atendimento psicológico à distância, também conhecido como terapia online, é uma modalidade de apoio psicológico que ocorre por meio de plataformas de videochamadas. 

Essa abordagem permite que os pacientes tenham sessões de terapia com profissionais qualificados sem a necessidade de estarem fisicamente presentes no consultório.

O psicólogo online oferece uma alternativa prática e acessível para aqueles que enfrentam barreiras geográficas, limitações de mobilidade ou agendas tumultuadas.

 

Como funciona o atendimento psicológico à distância?

O funcionamento do atendimento psicológico à distância é surpreendentemente semelhante ao das sessões presenciais.

A conexão entre o terapeuta e o paciente é estabelecida por meio de plataformas seguras e confidenciais, garantindo a privacidade e a segurança das informações compartilhadas.

Durante as sessões online, o terapeuta utiliza técnicas terapêuticas tradicionais, como a escuta ativa, o questionamento reflexivo e a orientação, para auxiliar os pacientes a explorarem suas emoções, pensamentos e desafios.

 

Artigos Relacionados

 

Mas, vale a pena buscar pelo atendimento psicológico à distância?

Sim! O atendimento psicológico à distância proporciona diversos benefícios e facilidades ao paciente. Confira!

 

Acessibilidade geográfica

Uma das maiores vantagens do atendimento à distância é a possibilidade de alcançar terapeutas especializados, independentemente da localização geográfica do paciente.

É especialmente benéfico para pessoas que vivem em áreas remotas ou que têm dificuldade de deslocamento.

 

Conveniência

A terapia com atendimento remoto elimina a necessidade de deslocamento até o consultório, poupando tempo e evitando o estresse do trânsito.

Isso torna as sessões mais convenientes para indivíduos com agendas lotadas.

 

Flexibilidade de horário

A modalidade de psicólogo à distância oferece uma flexibilidade maior em relação aos horários das sessões.

É vantajoso para profissionais com horários irregulares ou para aqueles que enfrentam diferentes fusos horários.

 

Redução do estigma

Alguns pacientes podem se sentir mais à vontade ao buscar apoio psicológico online, evitando o estigma associado às visitas presenciais a consultórios.

 

Conforto Familiar

Realizar a terapia no ambiente familiar pode promover um maior conforto emocional e facilitar a expressão dos sentimentos.

 

Economia financeira

O atendimento online pode ser mais acessível financeiramente, uma vez que elimina os custos de deslocamento. Leia também Terapia online: confira 9 motivos para aderir à modalidade.

 

Atendimento psicológico à distância: uma alternativa tão eficaz quanto a presencial 

O atendimento psicológico à distância é uma alternativa viável e eficaz para aqueles que buscam apoio psicológico.

Com a tecnologia ao nosso alcance, a terapia à distância tem se mostrado uma forma valiosa de promover o bem-estar mental, superando barreiras geográficas e proporcionando conveniência e acessibilidade aos pacientes.

Se você está considerando iniciar a terapia, lembre-se de que o atendimento psicológico à distância é uma opção tão eficaz quanto a presencial, por isso vale a pena ser explorada.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi também oferece a terapia à distância para os mais diversos transtornos comportamentais, realizando psicoterapias, prevenção a recaídas e orientação familiar, seguindo a mesma linha do atendimento presencial.

Os exercícios terapêuticos para esses pacientes são enviados normalmente via, WhatsApp, e-mail, Skype, entre outros, utilizando sempre ferramentas objetivas e práticas terapêuticas, que não deixam nada a perder para o atendimento presencial.

A Clínica Marcelo Parazzi também é parceira da solução digital My Journey e utiliza a ferramenta como apoio aos tratamentos que oferece.

 Agende sua avaliação!

Teste online Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo - faça agora!

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo