fbpx

Internação de adolescentes na dependência química

Início > Blog > Internação de adolescentes na dependência química

Internação de adolescentes na dependência química

A Clínica Marcelo Parazzi não realiza a internação de adolescentes. Este artigo é apenas uma elucidação sobre o tema.

O tratamento da dependência química sempre é um tema delicado. E precisamos ser ainda mais cautelosos quando ela ocorre na adolescência.

Já sinalizamos em conteúdos anteriores que tratamento de dependência química não é sinônimo, necessariamente, de internação, ainda mais no caso dos adolescentes.

Em estágios iniciais de uso, abuso ou mesmo dependência química de substâncias psicoativas (drogas em geral), o mais recomendado é não internar um indivíduo.

 

Internação de adolescentes: é necessário ponderamento

Se a busca por tratamento é realizada pela primeira vez, deve-se considerar que boa parte dos adolescentes ainda não desenvolveu o quadro de dependência química por estar por pouco tempo em contato alguma substância psicoativa.

Além disso, não é necessário afastar o adolescente da sociedade, uma vez que ele preserva algumas áreas da vida, como a escolar. Ademais, em nosso país, são raríssimos os locais apropriados para internação de adolescentes.

 

Riscos da internação de adolescentes

A família em desespero faz contato com locais que só oferecem internação e, facilmente, será convencida de que esse é o único caminho. Isso ocorre quando um profissional mal preparado já considera a dependência química instalada a partir do simples relato do uso da substância pelo adolescente.

Com a internação correm-se muitos riscos, dentro os quais a institucionalização do adolescente, ou seja, a quebra de sua sociabilidade. E, posteriormente, pode-se agravar sua relação com a substância, comprometer a qualidade dos vincos familiares e dificultar sua relação com instituições saudáveis, como escola, clube e academia.

 

Artigos Relacionados

 

O que fazer nesses casos?

Os familiares devem procurar profissionais especializados, especialmente, psicólogos e psiquiatras.

É importante manter a calma para traçarem, juntos a esses profissionais, o melhor projeto terapêutico para o adolescente.

Dessa forma, para o adolescente que há pouco tempo se relaciona com substâncias psicoativas, o mais indicado é um tratamento ambulatorial (tratamento sem internação), ou seja, acompanhamento semanal psicológico e psiquiátrico em conjunto com orientações familiares.

 

Tratamento ambulatorial

Esse tratamento pode apresentar uma melhora significativa na vivência do adolescente, especialmente, quando ele nunca fez outro tratamento.

A começar com uma entrevista (consulta) entre os pais, o adolescente e o profissional, para que o quadro seja bem avaliado.

Caso o adolescente não aceite o tratamento, o profissional poderá sugerir aos familiares estratégias para motivar e convencer o adolescente, além de consequências.

 

Cautela

Toda cautela é fundamental quando se trata de uso, abuso ou dependência química de adolescentes.

Somente assim os familiares buscarão clínicas devidamente especializadas que possam orientá-los, traçando um projeto terapêutico individualizado e eficaz para, posteriormente, alcançar resultados satisfatórios.

 

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

A Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi pode ajudar se você ou algum familiar adolescente com dependência química.

Nossa abordagem combina Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por meio de tratamentos tradicionais com psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, e terapias complementares que comprovadamente auxiliam nos resultados do tratamento.

Oferecemos Terapia à Distância para pessoas que residem fora do país. Agende sua avaliação e dê o primeiro passo para a recuperação.

 

*Este artigo foi publicado em setembro de 2016 e atualizado em março de 2024.

E-book Como convencer um dependente químico a se tratar - baixe agora!

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo