O uso de drogas, infelizmente, se tornou algo comum, e que todas as pessoas podem ter acesso hoje em dia, sem grandes dificuldades. Por isso é fundamental que sejam tomadas algumas medidas para ajudar pessoas próximas, para que se livrem desse mal.
Existem alguns motivos muito bem definidos e que podem ser fundamentais para que você ajude quem você ama a se livrar das drogas. São esses motivos que iremos abordar, para que você consiga mais forças e também um incentivo nessa batalha.
Artigos Relacionados
- Motivadores e causas da dependência química
- Tratamento ambulatorial ou internação: qual a melhor opção para o dependente químico?
Motivos para ajudar sua filha a se livrar das drogas
1. Evitar a dependência
Um dos principais motivos para se conseguir enfrentar essa situação e lutar contra o uso de drogas é evitar a dependência que decorre do uso desmedido.
Quanto mais sua filha tiver acesso às drogas, mais vai querer usar, e assim passará a ter sérios problemas com dependência química.
Uma vez apresentado um quadro de dependência química, é muito mais difícil se desvencilhar disso, o que pode até levar às últimas consequências.
2. O uso de drogas acaba com a saúde
Outro motivo que pode ser um incentivador para ajudar sua filha a se livrar das drogas é pensar na saúde dela.
Quanto mais a droga age no nosso corpo, mais estragos causa, e isso faz haver mais dificuldades e também mais riscos a longo prazo.
Por isso, uma ação assertiva e diretiva é essencial para que você consiga os melhores resultados e preserve a saúde da pessoa em questão.
3. Risco de conflitos familiares
Outro risco que as drogas proporcionam a longo prazo é o aumento dos conflitos familiares, já que o usuário fica mais recluso e agressivo.
Por isso, quanto antes você agir pode garantir o bem-estar da sua própria família, através da manutenção da saúde mental da sua filha.
Mas somente quando se consegue antecipar essa é que se obtém sucesso, já que o tempo é fator determinante.
4. Foco em uma construção de vida
Todas as pessoas jovens possuem metas e também são movidas por desafios que sempre as instigam a uma direção mais produtiva.
Deixar clara essa possibilidade de vida para outras pessoas pode ser o que elas esperam e precisam para deixar de lado as drogas.
Assim, fica mais fácil você atrair a atenção e foco da sua filha, a fim de que ela vá deixando aos poucos o uso de drogas.
5. Crescimento pessoal
Outra maneira para ajudar sua filha a se livrar das drogas é dar foco para o crescimento pessoal, para que ela aprenda a domar o próprio corpo.
Essa é a única forma de fazer com que ela não entre no mundo das drogas e, então, ponha em risco sua própria vida e também outros planos e projetos.
Fortalecer a personalidade ou o ego de sua filha pode ser o incentivo que falta para que ela deixe de lado o uso de substâncias que a prejudicam.
6. Evitar o efeito de bola de neve
Por mais que o primeiro contato pareça complicado e você tenha medo das reações, é possível evitar o efeito bola de neve que as drogas geram.
Esse efeito nada mais é do que a entrada gradual em drogas cada vez mais pesadas, e isso pode ficar sem controle e você perder mão de tudo o que acontece.
Uma intervenção, seja em qualquer sentido ou momento, pode evitar esse contato mais perigoso com outras drogas mais devastadoras.
7. Diminuir as chances de envolvimento arriscado
Por vezes, o uso de drogas é muito delicado, pois pode colocar em risco até as finanças da família.
Quanto antes você conseguir intervir a fim de ajudar sua filha a se livrar das drogas, pode fazer com que esse risco não seja possível, e conseguir evitar grandes perdas financeiras.
Além disso, em casos de dívidas, os familiares acabam também sendo alvo do que se deve frente a quem passa as drogas, colocando todos em risco.
8. Êxito maior quando se age cedo
O vício geralmente acontece quando o uso é feito em longo prazo, o que necessariamente faz de uma ação mais rápida uma ação mais assertiva.
A chance de êxito é maior quando se age cedo, evitando que o corpo passe por todos os processos de dependência química existente.
Por isso é fundamental que uma ação mais rápida seja planejada e você consiga evitar outros fatores mais complexos e graves.
9. Possibilidade de recuperação completa
Quanto antes você conseguir intervir e ajudar sua filha a se livrar das drogas, mais chances de conseguir melhores resultados.
Tais resultados podem configurar uma recuperação completa de toda a questão da dependência e também favorecer a eliminação completa no uso.
Dessa maneira é possível pensar em todos os outros passos com mais tempo e mais calma, respeitando o tempo de sua filha.
10. Resgate dos laços familiares
Quando você consegue de fato fazer isso, a boa convivência familiar é possível e se torna, a partir de então, fundamental para a manutenção do quadro.
Assim, é fundamental que toda a família esteja engajada nesse resgate, a fim de que um bem maior seja visado por todos.
Atendendo a esse ponto específico, você consegue melhores resultados, frutos de todas as outras ações das quais você precisará tomar a frente.
11. Criação de um ambiente amistoso e acolhedor
Para a recuperação de uma pessoa que faz uso de drogas, é fundamental que todo o ambiente seja favorável à sua evolução, de modo mais garantido.
Isso quer dizer que as relações devem visar o desenvolvimento da pessoa em si, e o ambiente deve ser livre de julgamentos desnecessários, mas repleto de ajuda.
12. Crescimento profissional
Outro ponto que pode ser fundamental para você conseguir convencer sua filha a se livrar das drogas é atentar-se para o futuro profissional que a aguarda.
Por vezes, a falta de perspectivas pode levar a uma procura maior de drogas, a fim de se libertar do peso que carrega por tal dificuldade.
Clínica Marcelo Parazzi
Se você ou algum familiar não sabe como se livrar das drogas, a nossa clínica pode ajudar.
Nossa abordagem combina Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por meio de tratamentos tradicionais com psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, e terapias complementares que comprovadamente auxiliam nos resultados do tratamento.
Oferecemos Terapia à Distância para pessoas que residem fora do país. Agende sua avaliação e dê o primeiro passo para a recuperação.
*Este conteúdo foi publicado em dezembro de 2018 e atualizado em junho de 2024.