Ansiedade não é algo igual para todos. Os sintomas são inúmeros e existem diferentes tipos de ansiedade. Dessa forma, dizer que alguém tem transtorno de ansiedade é tão generalizado quanto afirmar que a pessoa está triste.
Sintomas da ansiedade
Os diferentes tipos de ansiedade e seus sintomas podem acarretar em insônia, pesadelos, medo, pensamentos indesejados ou até mesmo pensamentos acelerados.
Além disso, algumas pessoas também podem sentir preocupação de maneira excessiva, perder a concentração em atividades do dia a dia e se irritar com grande facilidade.
Estudos indicam que mulheres apresentam um risco significativamente maior comparado com o dos homens para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade ao longo da vida, e algumas pesquisas estimam que, em comparação aos homens, as mulheres têm o dobro de probabilidade de experimentar Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Dados segundo a OMS
A ansiedade atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade no planeta.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somos o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população.
Há também um enorme alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
Sensação comum ou sinal de alerta?
Existe diferença entre a ansiedade normal e a ansiedade patológica. A ansiedade normal é uma sensação comum que pode ser apresentada no dia a dia.
Já o transtorno de ansiedade consiste em uma ansiedade que traz limitações ao cotidiano da pessoa. Ela pode não conseguir trabalhar ou estudar, tem o sofrimento físico e psíquico mais intenso, e os sintomas não são necessariamente relacionados a um problema específico.
Diferentes tipos de ansiedade
O que difere uma ansiedade da outra é como a pessoa se comporta e onde ela acontece. Confira a seguir os diferentes tipos de ansiedade:
Ansiedade Social ou Fobia Social
Caso ela ocorra em situações sociais, temos o tipo de Ansiedade Social ou Fobia Social, que demonstra o medo que temos de sermos avaliados por outras pessoas. Caracteriza-se por uma crença cognitiva de incapacidade ou convicção de que a pessoa não é aceita ou amada.
Esse tipo de ansiedade também pode acontecer em crianças, não apenas em interações com adultos como também em situações que envolvem outras crianças.
Ansiedade de Separação
Esse tipo de ansiedade é comum em crianças e envolve o medo extremo de separação com pessoas com quem elas possuem apego, seja com pais, avós ou cuidadores.
Em alguns casos as crianças chegam a relatar sonhos e pesadelos com as pessoas mais próximas. Sonham que estes podem se machucar, sofrer acidentes ou morrer.
Artigos Relacionados
- 4 fatos sobre a ansiedade que todos deveriam saber
- Por que escolher uma clínica que utiliza Terapia Cognitivo-Comportamental para tratar depressão?
Fobia Específica
Nesse tipo de ansiedade há o medo de uma determinada situação ou objeto. É o mesmo que ocorre em pessoas que ficam paralisadas diante do medo de algum animal.
Já em crianças, a fobia específica pode ser demonstrada por meio de ataques de raiva, choro, imobilidade ou se agarrando a quem está por perto.
Transtorno de Pânico
Entre os tipos de ansiedade existentes, este consiste em um surto repentino, como um ataque de desconforto ou medo intenso.
Existem alguns indícios como sensação de falta de ar, náuseas, tonturas e outros sintomas antes que o ataque de pânico ocorra e são vários os motivos que podem acionar um gatilho para disparo da crise, que é muito particular, já que cada pessoa tem o seu.
Agorafobia
Esse tipo de ansiedade costuma ser confundido com Transtorno de Ansiedade Social.
É caracterizado pelo medo de utilizar transporte público ou estar em espaços abertos ou fechados, sair de casa só, permanecer em meio à multidão ou ficar em filas.
Ansiedade Generalizada
A Ansiedade Generalizada pode ocorrer por diversos eventos e atividades.
Indivíduos com esse quadro relatam que se sentem ansiosos e nervosos durante toda a vida.
Em crianças, a ansiedade generalizada pode ser confundida com o temperamento de criança ansiosa, e quanto mais prematuramente começam os sintomas, mais prejudicada pode ser a pessoa durante a fase adulta.
É comum observar notas baixas e, geralmente, as crianças se tornam inseguras e/ou perfeccionistas, querendo sempre refazer as atividades para obter um desempenho melhor.
Além disso, podem apresentar carinho em excesso e uma constante busca pela aprovação dos adultos ao seu redor.
Crianças e adolescentes com esse tipo de transtorno costumam sofrer de preocupações e ansiedades relacionadas à qualidade do seu desempenho na escola, mesmo quando este não é cobrado ou avaliado por outros. Há também a possibilidade do excesso de preocupação com a pontualidade.
Ademais, podem preocupar-se também com eventos relacionados a catástrofes como guerras e terremotos.
Ajuda profissional para os diferentes tipos de ansiedade
Caso tenha se identificado com algum dos sintomas citados, entenda que você não precisa passar pelos sentimentos e emoções turbulentas que a ansiedade causa.
A psicoterapia conta com técnicas excelentes que ajudam a controlar e também diminuir esses sintomas.
A Clínica Marcelo Parazzi
A Clínica Marcelo Parazzi pode ajudar se você ou algum familiar tem sofrido com algum dos diferentes tipos de ansiedade
Nossa abordagem combina Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por meio de tratamentos tradicionais com psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, e terapias complementares que comprovadamente auxiliam nos resultados do tratamento.
Oferecemos Terapia à Distância para pessoas que residem fora do país. Agende sua avaliação e dê o primeiro passo para a recuperação.
*Este conteúdo foi publicado em novembro de 2020 e atualizado em setembro de 2024.