fbpx

O que é terapia holística

Início > Blog > O que é terapia holística

O que é terapia holística

O cuidado integral do ser humano.

Saiba o que é terapia holística e seus benefícios.

Desde que o conceito de saúde foi ampliado, deixando de ser apenas sinônimo da ausência de doenças, e passando a abranger a totalidade e integralidade do ser humano, ocorreram diversas transformações na compreensão do cuidado e da assistência. Entramos, então, em uma era de promoção e proteção à saúde, e também de valorização das estratégias e ferramentas de prevenção. A saúde passou a ser vista e vivenciada com muito mais nitidez, estando entrelaçada às diversas dimensões humanas, se relacionando diretamente ao bem-estar físico, mental e social.

Cuidado integral

Os serviços de saúde e os planos terapêuticos também passaram por uma revolução. O paciente já não poderia ser mais visto como uma parte, nem ser fragmentado dentro das diversas áreas de assistência, mas carecendo de um cuidado integral. Assim, ocorreu a interconexão das áreas de saber da saúde e as equipes interdisciplinares passaram a ganhar força e raízes em todos os níveis de atenção. O cuidado passou a ser integral e continuado.

Respaldo científico

Foi dentro desse mesmo contexto de transformação que técnicas e estratégias de saúde tidas como alternativas foram ganhando respaldo científico e espaço nos serviços de saúde. Passaram de terapias alternativas para complementares e hoje são reunidas dentro da Terapia Holística, já sendo reconhecidas pelo Ministério de Saúde e incorporadas aos tratamento de diversas doenças e condições clínicas.

Terapia Holística

A Terapia Holística é um conjunto de terapias que visam a promoção a saúde, a prevenção de doenças e agravos, alívio de sintomas e cura, através do cuidado integral do ser humano. Seus componentes, em sua maioria, têm berço na medicina oriental e trazem consigo uma mistura entre o conhecimento prático e científico. Baseiam-se principalmente em métodos de relaxamento, alívio de pontos gatilhos, manipulação de energias e mudanças nos hábitos de vida. E quando unidos aos tratamentos tradicionais, mostram fortes benefícios e vantagens para o paciente.

receba noticias em seu email todo mes MParazzi4

Efeitos positivos visíveis

Seu papel complementar aos tratamentos tradicionais é visível principalmente em sua capacidade de potencializar os efeitos positivos dos remédios. É bem evidente quando se trata de alcançar, de forma mais profunda, algumas esferas da vida do paciente em que meios convencionais apenas permeiam, mas que promovem uma melhor resposta psicológica e imune ao combate às doenças. Assim, promovem um melhor bem-estar e qualidade de vida para os enfermos.

Terapias

Os maiores representantes da Terapia Holística são a Acupuntura, o Reiki, as Massoterapias, a herbologia e Ayurveda.

Acupuntura

A Acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consiste na aplicação de pequenas agulhas em pontos de confluência energética e atua sobre os nervos. É usada, principalmente, no alívio de dores e relaxamento, sendo extremamente eficaz no tratamento de dores crônicas e doenças ósseas e musculares.

Reiki

O Reiki consiste na manipulação das energias a partir da imposição de mãos sem que essas realmente toquem o paciente. Ocorre uma drenagem de energias negativas e transmissão de energias positivas. É muito eficaz no tratamento da Ansiedade, Depressão, Transtorno do Pânico e estresse.

Artigos Relacionados

Massoterapia

As Massoterapias se fundamentam na aplicação de movimentos e pressões sobre pontos gatilhos para o alívio do estresse e de ‘nodos’ de rigidez muscular, causando sensação de prazer e relaxamento. Podem ser aplicadas juntamente a outras técnicas como a aromaterapia em que além da estimulação tátil, também traz uma estimulação olfativa através de óleos essenciais, o que ajuda na redução das sensações negativas e tensões emocionais. Também pode ser combinada a terapia de cristais que se fundamenta na troca de energia entre  pessoa e matéria, aproveitando a essência natural de cada elemento usado.

Herbologia

A herbologia baseia-se no meio mais ancestral de tratamento, o uso de plantas medicinais. Existe um longo catálogo contendo as ervas, flores, sementes, folhas, caules e raízes, que podem ser usadas como fontes terapêuticas, assim como os efeitos medicinais que apresentam. É importante que a pessoa que esteja receitando tenha o conhecimento sobre esse catálogo e prática do assunto. É uma terapia muito associada ao tratamento de doenças intestinais e dores.

Ayurveda

A Ayurveda é uma filosofia de vida composta por diversas práticas medicinais e meios que promovem qualidade de vida, como a realização de atividades que estimulem o corpo e a mente, como a meditação, e também alimentação saudável fundamentada em elementos das culturas orientais. O foco é a purificação e reequilíbrio de forças que regem todas as coisas, como os cinco elementos: terra, fogo, água, ar e éter. Apresenta muitos impactos positivos no tratamento de diversas doenças do corpo e, principalmente, da mente.

Ser humano único e multidimensional

São muitas as terapias que constituem a Terapia Holística. Cada uma delas tem suas nuances e particularidades, apresentando benefícios próprios e agindo de maneira distinta de pessoa para pessoa. Mas há um ponto em comum que as une, e esse é sua fundamentação no Holismo, a compreensão que cada ser humano é único e multidimensional, e que o cuidado deve alcançar todos os aspectos fundamentais que o constituem para que assim gere saúde, tranquilidade e qualidade de vida.

 

Clínica Marcelo Parazzi

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

Você já se beneficiou com a prática de alguma Terapia Holística? Compartilhe conosco sua experiência!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é Constelação Familiar Sistêmica?

*conteúdo atualizado em julho de 2023.   A Constelação Familiar Sistêmica é bem mais que uma ferramenta terapêutica. É uma filosofia/sabedoria da vida e […]

Continuar Lendo