fbpx

Saídas para além da separação conjugal

Início > Blog > Saídas para além da separação conjugal

Saídas para além da separação conjugal

Terapia de Casal

      Sabemos que, ao longo das últimas décadas, tem crescido o número de separações de casais. Obviamente, vários fatores contribuem para essa questão, porém a dificuldade de lidar com conflitos é um fator crucial, contribuindo com o aumento dessa estatística. Diante disso, desejamos apresentar a terapia de casal como importante instrumento de melhoria dos conflitos conjugais através da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

      A TCC tem se apresentado como significativo processo terapêutico aos casais que desejam manter a sua união. Através dessa psicoterapia, eles conseguem enfrentar todo o repertório de problemas que poderia causar uma separação, justamente, por não permitir um convívio saudável. É por intermédio de reestruturação de cognições inadequadas, manejo de emoções, modificação de comunicações disfuncionais, prevenção à recaída e estratégias de soluções de problemas que a psicoterapia é promotora de mudanças e melhorias.

      A reestruturação de cognições inadequadas pode ser entendida como a modificação de pensamentos errôneos. Pensamentos estes que qualquer indivíduo pode construir por influência de suas crenças também distorcidas. Tais erros de pensamento, naturalmente, fazem parte da relação do casal e podem gerar significativas interferências na parceria, se não forem reformulados. Por exemplo, interpretar que a esposa desejou ofender seu marido, ou vice-versa, sendo que o objetivo dela foi apenas apontar um problema presente no relacionamento, sem a intenção de insultá-lo.

      Quanto ao manejo das emoções, significa dizer que podemos e devemos aprender sobre nossos sentimentos e desenvolver técnicas para gerenciá-los. Seja no controle da raiva, por exemplo, ou no desaparecimento de um sentimento devido à correção de um pensamento distorcido relacionado, ou seja, um pensamento que provocava essa determinada emoção.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

      Na modificação de comunicações disfuncionais, o profissional auxilia o casal a encontrar formas mais adaptativas de comunicação. Isto é, melhores formas de se conversar sem que haja fala agressiva (gritos e xingamentos) ou mesmo passivo-agressiva (ironias com ofensas).

      Já as estratégias de soluções de problemas também são parte integrante da TCC e, portanto, um importante instrumento de psicoeducação (educação psicológica e comportamental) para auxiliar os casais a terem sucesso no manejo de situações conflitantes através de orientações práticas.

      Outro método clássico da TCC para os mais variados tratamentos psicoterapêuticos e, inclusive, para a terapia de casal é a prevenção a recaídas. Isso inclui técnicas e estratégias que preparam o casal para possíveis recaídas, ou seja, para a reinstalação de alguns dos sintomas trabalhados e tratados ao longo do processo terapêutico. Preparar o casal para possíveis recaídas significa tornar as pessoas mais aptas a administrar riscos diante de alguns conflitos que podem futuramente retornar, mesmo que com menor intensidade.

      Conflitos presentes no dia a dia são parte integrante de qualquer relacionamento, porém podem extrapolar limites colocando em risco uma bela história de um casal. Uma história a dois pode carregar um grande desejo de continuidade, portanto, um desejo de resistir a esses conflitos e a desavenças. No entanto, muitas vezes, se nada for feito em direção à busca por ajuda especializada, a união pode sucumbir.

      O psicólogo, a partir da abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, poderá ser um relevante instrumento para casais que necessitam solucionar seus problemas para manterem-se unidos com vida familiar de qualidade. Vale destacar que os psicólogos de nossa Clínica também estarão disponíveis para sessões esporádicas, em caso de necessidade de reforço de algum aspecto tratado e que mereça atualização.

Bibliografia:

Beck, A. T. (1995). Para além do amor. Rio de Janeiro: Record.

Cognitive behavioral therapy with couples: a rewiew

Manual de terapia cognitivo-comportamental para casais e famílias

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo