fbpx

Vício em drogas: 17 mudanças de comportamento que podem indicar que sua filha está usando drogas

Início > Blog > Vício em drogas: 17 mudanças de comportamento que podem indicar que sua filha está usando drogas

Vício em drogas: 17 mudanças de comportamento que podem indicar que sua filha está usando drogas

*artigo atualizado em maio de 2023.

O uso de substâncias químicas é algo complexo, e conseguir identificar o vício em drogas depende de aspectos muito bem determinados.

São vários os fatores que podem fazer com que o uso de drogas seja possível, e também que vão determiná-lo ou não.

Por isso, é importante que, antes de saber de cada ponto, você investigue melhor. Afinal, apenas um deles não designa diretamente um episódio de vício em drogas.

De acordo com o infográfico: Os 7 sinais de que seu familiar pode ser um dependente químico também é possível identificar indícios.

 

Artigos Relacionados

 

17 mudanças de comportamento que podem indicar vício em drogas

1. Mudança brusca de hábitos

A mudança brusca nos hábitos pode ser um dos sinais de vício em drogas, por isso você deve estar atento.

Se sua filha antes tinha alguns hábitos que de repente foram extintos, é sinal de que há algo errado, e as drogas podem ser um desses motivos.

 

2. Perda de interesse por coisas que fazia antes

Outro fato que ajuda a verificar o vício em drogas é a perda do interesse em atividades que antes eram bastante comuns.

Seja uma atividade esportiva ou não, se a pessoa antes adorava algo e simplesmente perdeu o interesse, é bom estar atento.

 

3. Não conseguir se concentrar

Se sua filha não consegue ter um tempo de concentração, é sinal de que algo de errado está acontecendo, principalmente se antes ela não tinha esse problema.

A falta de concentração está diretamente ligada ao descontrole do sistema nervoso, que quer estar sempre ativo.

 

4. Não ficar quieta por muito tempo

Se sua filha não consegue, nem que por poucos minutos, ter um tempo de sossego ou ficar parada, é um mau sinal.

O vício em drogas geralmente faz com que o nosso corpo fique muito mais agitado que o normal.

 

5. Apresentar episódios de ansiedade constante

A ansiedade é ponto característico de quem está usando drogas, de modo que não consiga parar o corpo ou os pensamentos constantes.

A carga de ansiedade é tanta que é possível a pessoa ficar, de fato, frenética e permanecer em vigília por muito tempo, sem se cansar.

 

6. Baixo rendimento escolar repentino

Se sua filha tinha bom rendimento escolar e este repentinamente caiu, pode ser um sinal de uso de drogas, de maneira a causar o vício e dependência, o que leva a esse resultado.

Esses casos são comuns quando, na escola, nem os professores conseguem explicar tamanha queda de rendimento, podendo estar atrelado a muitas questões.

 

7. Não conseguir dormir durante a noite

Se sua filha passa a noite em claro e durante o dia não dorme, é bom ficar atento, pois pode ser um caso de vício em drogas.

O uso de drogas afeta diretamente o sono, de maneira que a pessoa fique acordada por muito tempo sem descanso ou, pelo contrário, que durma durante o dia todo.

 

8. Apresentar agressividade excessiva

Usuários de drogas são altamente agressivos e isso não vem do nada, afinal a alteração no sistema nervoso é significativa.

Por isso, uma mínima alteração faz com que as pessoas fiquem muito agressivas e, portanto, essa é uma das dicas para se estar atento.

 

9. Deixar antigas amizades de lado

 A troca de amizades é algo natural, mas no que diz respeito ao uso de drogas, não é tão simples, e vamos explicar o porquê disso.

Quando se está em um quadro de vício em drogas, as pessoas costumam deixar de lado antigas amizades e fazer outras amizades que são duvidosas. Por isso, é bom estar de olho.

 

10. Vício em drogas altera o apetite

A alteração no apetite é uma outra forma pela qual o vício em drogas  se manifesta, e a pessoa, portanto, altera toda a sua dieta sem nenhuma justificativa.

Seja comendo muito mais que o normal ou menos, em dias ou ocasiões específicas, é importante estar de olho já que esse pode ser um sinal significativo.

 

11. Se afastar do convívio familiar

Normalmente, o primeiro feito de uma pessoa que está enfrentando o vício em drogas  é afastar-se de todos os seus familiares.

Se isso ocorreu sem nenhum motivo aparente e sem explicação, o uso de substâncias psicoativas pode ser uma das respostas possíveis.

 

12. Não ter tanta preocupação com a aparência

Geralmente, as meninas são muito vaidosas, e mesmo aquelas que não são tanto, costumam cuidar, ainda que minimamente, de sua aparência.

No quadro de dependência química, é notório que as meninas já não dão a mesma importância para o que vestem ou como se arrumam, mostrando descaso para isso.

 

13. As pupilas costumam ficar dilatadas

Um sinal muito comum de quem está usando drogas é a dilatação das pupilas, sendo esta uma marca que se repete em todos os casos.

Se sua filha apresenta pupilas dilatadas por um período muito extenso, existe uma chance de ela estar fazendo uso de substâncias proibidas.

 

14. Por vezes, apresentar comportamento estranho

As pessoas que estão passando por um processo de uso de drogas costumam mudar o seu comportamento de maneira significativa.

Quem era comunicativo passa a se fechar e quem era fechado se fecha ainda mais, não dando brecha para nenhum contato vindo de qualquer pessoa que seja.

 

15. Mudanças bruscas de humor

As mudanças de humor são recorrentes em usuários de drogas, já que eles passam por um momento de auge e queda brusca nessa ação.

Por isso, observar o possível vício em drogas  consiste também em estar atento a esses comportamentos que são cotidianos e que podem ser percebidos no dia a dia.

 

16. Evitar o contato direto olho no olho

O contato entre as pessoas que estão fazendo o uso de drogas e as pessoas que não o fazem é um contato muito rápido, e o usuário não vai dar espaços.

Isso significa diretamente que a pessoa vai evitar, inclusive o olho no olho, já que o vício em drogas vai deixar suas pupilas dilatadas e ela está ciente de que pode ser pega.

 

17. Mudança radical na rotina

As pessoas que utilizam qualquer substância psicoativa possuem dificuldades em manter suas rotinas diárias.

Dessa forma, não conseguem cumprir tarefas mínimas que são parte do seu dia a dia e que também podem ser determinantes para a sua própria saúde.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar já identificou mudanças no comportamento que indicam vício drogas, a nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

Teste - Saiba se você ou seu familiar é um dependente químico

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo