fbpx

Ciúme Patológico: o que é e como tratar?

Início > Blog > Ciúme Patológico: o que é e como tratar?

Ciúme Patológico: o que é e como tratar?

O ciúme patológico, geralmente, é uma característica do indivíduo que apresenta outra psicopatologia que não apenas o seu ciúme excessivo.

O ciúme patológico pode ser o grande vilão de um relacionamento amoroso, que poderia ser próspero, ao considerarmos que o amor é a base na construção de qualquer relacionamento.

Geralmente o ciúme patológico é uma característica de um indivíduo que apresenta outra psicopatologia, ou seja, outro quadro psicológico que não apenas o seu ciúme excessivo.

Dessa forma, podemos dizer que o ciúme patológico pode ser um sintoma originado de outra questão a ser tratada no indivíduo.

Por isso, temos recebido também em nossa clínica inúmeros casos caracterizados por esse excessivo controle sobre o outro, que é acompanhado de ideias delirantes, por exemplo, de estar sendo traído.

 

Mas o que é o ciúme patológico?

Isoladamente, o ciúme problemático é uma potencialização do ciúme, ou seja, uma intensificação de uma emoção humana natural e presente em muitas relações. Essa potencialização é caracterizada pela dificuldade de distinguir entre o real e o imaginário.

 

Exemplo de situação do ciúme patológico

Em outras palavras, podemos dizer que um homem pode crer que sua fiel namorada o trai sempre que consegue ficar sozinha. Neste exemplo, estamos falando de uma mulher que não trai o seu namorado, mas, para ele, isso é impensável, pois a traição é real sob sua ótica.

A partir disso, o homem busca justificar a suposta traição a partir de ações da sua parceira, ações essas que não comprovam a ideia delirante dele, porém, para ele, justificam o que ele pensa.

De maneira que ao observar sua namorada conversando com um amigo, o namorado pode crer que ela está sendo demasiadamente simpática e que, provavelmente, está agindo assim, pois seu amigo é seu amante.

O namorado pode, ainda, imaginar que o amigo já pode ter sido seu amante ou é um dos pretendentes dela e por isso ela está tratando-o tão bem.

 

Consequências das interpretações errôneas

A partir disso, já podem surgir os prejuízos provocados por essas ideias delirantes, como o namorado começar a se enraivecer e se comportar de maneira ríspida para com os amigos dela, pois acredita apenas nas suas próprias interpretações sobre o fato.

Assim, para as pessoas que não estavam experimentando essas ideias delirantes (a namorada e o amigo dela), o momento divertido termina de maneira negativa e às vezes até de maneira muito agressiva. E quando o casal se retira do ambiente, geralmente, a briga prossegue com agressões verbais e até físicas, em alguns casos.

Artigos Relacionados

 

Pedidos de desculpas podem estimular o ciúme patológico

Nessa situação, é comum mulheres ou homens vítimas do ciúme patológico do parceiro ficarem confusos e, às vezes, por imaturidade ou por pouca experiência com esse tipo de conflito, pedirem desculpas por algo que não fizeram.

Dessa maneira, tentam acalmar o parceiro excessivamente enciumado e preservar a continuidade do relacionamento.

Na verdade, o pedido de desculpas acaba por reforçar o comportamento do ciumento patológico, além de poder atuar como uma confirmação de que ele realmente estava certo.

 

É necessário procurar ajuda profissional

Diante disso, é importante esclarecermos que caso uma das partes não procure ajuda, é provável que o problema se mantenha e, até mesmo, avance a níveis insuportáveis, ocasionando a futura ruptura do relacionamento e a perda do amor.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

Ciúme patológico: como tratar

Onde há conflitos de qualquer ordem que fundamentalmente proporcionam sofrimento persistente aos indivíduos, a psicologia em forma de Psicoterapia – tratamento psicológico clínico – funciona como um significativo instrumento de mudança e de alívio desse sofrimento.

Esse processo terapêutico auxiliará o indivíduo na formulação de hipóteses sobre o porquê desse sofrimento, como ele se desenvolveu e quais as necessidades a serem tratadas.

E somada à Terapia Cognitiva Comportamental, a pessoa será auxiliada a se conscientizar de seu conflito, a conhecer os sintomas e desenvolver estratégias para buscar diminuí-lo e/ou cessá-lo ao longo do processo.

 

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar tem sofrido com ciúme patológico, nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo