fbpx

Diferença entre ansiedade e depressão

Início > Blog > Diferença entre ansiedade e depressão

Diferença entre ansiedade e depressão

Reconheça os sinais de cada uma delas.

Você sabe identificar a diferença entre ansiedade e depressão?

Considerados dois males que assolam o século XXI,  segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com a depressão. Ao mesmo tempo, 264 milhões têm algum tipo de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A depressão e a ansiedade costumam andar de mãos dadas, porém são transtornos psiquiátricos diferentes, e saber distingui-los é fundamental para compreender as pessoas que os têm e como ajudá-las a receber o tratamento adequado.

Para isso é preciso estar atento aos sinais recorrentes sobre esses dois transtornos, para que assim seja possível entender melhor e reconhecer cada um deles.

Diferença entre ansiedade de depressão

A depressão e a ansiedade costumam estar juntas e presentes em diversos transtornos psiquiátricos, porém, cada uma tem suas próprias manifestações clínicas e classificações.

O que é depressão 

Diferentemente do que muitos costumam pensar, a depressão não é apenas uma tristeza apresentada como choro recorrente e isolamento repentino, mesmo que essas situações possam estar, sim, associadas à doença.

E é exatamente isso que devemos deixar bem claro aqui: a depressão é uma doença. Na verdade é um conjunto de comportamentos e manifestações clínicas que refletem em síndromes depressivas que, geralmente, são nomeadas apenas como ‘depressão’.

Não se trata de frescura, falta de fé ou uma maneira de chamar atenção. É uma patologia e, como qualquer outra, precisa ser tratada da melhor forma possível.

Há tratamentos medicamentosos, psicoterapêuticos, relacionados à mudança de hábitos de vida e muitos outros métodos.

Como reconhecer os sinais da depressão

Tanto quanto saber a diferença entre ansiedade e depressão, é importante reconhecer sinais.

A depressão é manifestada em graus distintos, podendo variar de uma forma mais leve para uma mais grave, o que acaba por refletir na intensidade com que os sinais e sintomas são manifestados.

Entre estes estão apatia, desmotivação, fadiga constante, ganho ou perda peso marcante, insônia, pensamentos pessimistas e desesperança.

Geralmente as pessoas deprimidas não sentem prazer nem ânimo para realizar suas as atividades diárias e até mesmo básicas como tomar banho, tornando-se desleixadas quanto à higiene pessoal, quando em estados mais graves.

Porém muitas pessoas conseguem disfarçar aspectos visuais do seu quadro, e o comportamento e discurso acabam sendo peças-chave para identificação da doença.

Insegurança e negatividade

Uma pessoa com depressão costuma ser negativa e insegura, sente-se inútil e acha que sua vida não faz sentido.

Também costuma fazer alusões constantes à morte. Muitas vezes, a depressão pode se manifestar em práticas de automutilação e comportamentos impulsivos e ansiosos, podendo até mesmo levar a pessoa a cometer o suicídio em um ato de impulsividade.

Sem causa aparente e por longa duração

Diferentemente de uma tristeza normal – que tem uma causa definida, como a perda de um ente querido, e costuma ter curta duração – a depressão faz com que a pessoa se encontre em um quadro recorrente de humor negativo, sem causa aparente, e por uma longa duração.

Colocar uma etiqueta de ‘depressivo’ em uma pessoa que está vivenciando algum momento difícil, apenas acaba por banalizar o termo e dificultar a identificação de pessoas que estão realmente doentes e precisam de ajuda.

 

receba noticias em seu email todo mes 300x150

O que é ansiedade

É um estado constante de apreensão e medo diante de acontecimentos e situações cotidianas.

É muito conhecida como uma ‘premeditação’ de desfechos negativos para eventos que nem mesmo ocorreram, fazendo com que a pessoa esteja sempre tensa e preocupada.

Se manifesta por alterações fisiológicas e comportamentais bem características.

Resposta nervosa ao perigo iminente

Para explicar melhor a ansiedade, vamos compreender um fenômeno natural do ser humano manifestado em momentos de estresse e que tem papel fundamental na sobrevivência. É uma resposta nervosa ao perigo iminente ou um potencial risco.

Essa resposta faz com que o corpo libere substâncias que aumentam a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a frequência respiratória, além de estimular a sudorese (aumento do suor), gerando alterações que são importantes para a ‘fuga ou luta’, mecanismo natural de defesa.

E o que isso tem a ver com a ansiedade?

Bem, a pessoa com ansiedade vivencia constantemente esse estado de ‘fuga ou luta’ ao estar sempre esperando o pior resultado de uma situação, fazendo o corpo passar recorrentemente por esse processo, o que acaba sendo psíquica e fisicamente exaustivo.

 

Artigos Relacionados

Como identificar a ansiedade 

A ansiedade é manifestada por quadros de inquietação, preocupação excessiva, irritabilidade, dificuldade no sono, tensão e dores musculares, aperto no peito, sensação de medo que pode vir acompanhada de falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos, muito comum na síndrome do pânico e no transtorno do estresse pós-traumático.

Sempre à espera do pior

A pessoa pode ter pensamentos negativos e esperar sempre o pior das situações da vida.

Esses efeitos têm fortes impactos negativos no bem-estar e resultam em muito sofrimento para quem os vivencia.

Por essas razões, quanto mais rápida e eficaz for a intervenção, melhores são os resultados na qualidade de vida da pessoa. Assim, podemos ver o quão importante é saber a diferença entre ansiedade e depressão e identificar esses sintomas para ajudar as pessoas que sofrem com essas doenças.

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar tem sofrido com ansiedade ou depressão, nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

ARTIGOS RELACIONADOS

A dependência química sob o olhar da Psicologia

*conteúdo atualizado em setembro de 2023. Como a psicologia define esta enfermidade. A Dependência Química é uma doença. Muitos a julgam erroneamente, como sendo […]

Continuar Lendo