Informação e conhecimento, tudo ao seu alcance!

O que é Constelação Familiar Sistêmica?

O que é Constelação Familiar Sistêmica

Uma filosofia da vida e para a vida.

A Constelação Familiar Sistêmica é bem mais que uma ferramenta terapêutica. É uma filosofia/sabedoria da vida e para a vida. É um processo terapêutico breve, ou seja, uma sessão em grupo ou individual e focada em uma questão, dificuldade ou problema pessoal, como por exemplo: ansiedade, medos, dificuldades nas áreas da vida, luto, separação, tomada de decisão, desenvolvimento pessoal, etc.

 

Leis Sistêmicas

É desenvolvida e analisada com base nas leis sistêmicas que dão movimento, sustentação e sentido à vida e aos relacionamentos. Estas leis da vida são:

1- Ordem

Meu lugar correto na vida e nas relações/relacionamentos e o lugar correto do outro na vida e nas relações/relacionamentos.

2- Pertencimento

Meu vínculo e o vínculo do outro nas nossas relações, sejam elas família, trabalho ou outros.

3- Equilíbrio

Como e o que damos e recebemos nas relações, como afeto, atitudes, coisas, etc. 

 

No trabalho terapêutico da Constelação Familiar Sistêmica a pessoa , também chamado de constelado(a), traz sua questão que pode ser trabalhada em grupos (Workshop) ou atendimento individual no consultório.

 

receba noticias em seu email todo mes MParazzi3

 

Trabalho em grupo

Em grupo, o terapeuta vai trabalhar com as pessoas presentes, colocando-as como representantes da Constelação da pessoa, ou seja, inicia colocando-se um representante para o tema (ex: ansiedade) e um representante para a pessoa. Num primeiro momento, o terapeuta, que também é chamado de facilitador da constelação, vai observando o movimento, gestos, falas, mudanças de lugar e sensações dos representantes, podendo colocar outros integrantes para ir completando a constelação e, quando necessário, mudando as posições dos representantes, até perceber que entrou-se em harmonia ou melhor sintonia entre eles.

Por meio das movimentações que vão ocorrendo na constelação, observa-se através do tema trabalhado, qual está sendo a postura e a vivência da pessoa constelada diante das leis sistêmicas (Ordem, Pertencimento e Equilíbrio) que regulam as suas relações/relacionamentos e, vai se mostrando o que se deve mudar ou melhorar no seu funcionamento pessoal (pensar e agir), relacional (interpessoal) e no fazer (trabalho, realizações e criações). 

 

Atendimento individual

No atendimento individual, a estrutura é semelhante. O que muda é a utilização de bonecos e objetos terapêuticos para representar a pessoa, o tema e outros representantes necessários para se montar a constelação. Desta forma, o terapeuta vai observando e vendo a percepção, sensações e sentimentos da pessoa constelada, também analisando qual postura está trazendo o problema e o que pode-se fazer para melhorar, alcançar um objetivo ou tomar uma decisão, etc. 


A Constelação Familiar Sistêmica é uma modalidade terapêutica aplicada no campo da psicoterapia, na área da saúde, da justiça, empresarial  entre outras.

 

Artigos Relacionados

 

Na Clínica Marcelo Parazzi

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, a Clínica Marcelo Parazzi dispõe de Terapeuta Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

 

Agende sua primeira consulta. Ela é gratuita e pode ser realizada via skype.

 

Você já participou de uma Constelação Familiar Sistêmica? Compartilhe conosco sua experiência!