fbpx

Terapia holística para depressão: como a técnica pode auxiliar no tratamento

Início > Blog > Terapia holística para depressão: como a técnica pode auxiliar no tratamento

Terapia holística para depressão: como a técnica pode auxiliar no tratamento

Possibilidade de restaurar a qualidade de vida e promover o bem-estar

Saiba como a terapia holística para depressão pode auxiliar no tratamento dos pacientes.

A terapia holística consiste em um conjunto de técnicas variadas que são usadas de maneira complementar aos métodos tradicionais da medicina ocidental. Essas técnicas trabalham sobre a totalidade do ser humano e suas multidimensões, com intuito de restaurar e manter o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito. Em sua grande maioria, é composta por elementos da medicina oriental que promovem a saúde através do bem-estar, tranquilidade e relaxamento, sendo os principais deles a acupuntura, o Reiki, o herbalismo e as massoterapias.

Qualidade de vida

As técnicas que compõem a terapia holística já são amplamente associadas aos tratamentos tradicionais (famacológicos e psicoterapêuticos) em diversas enfermidades, principalmente nas esferas de saúde mental, apresentando ótimos resultados e benefícios variados. E esse é um dos pontos mais positivos dessa nova perspectiva de diagnóstico ampliado e tratamento interdisciplinar que vem sendo disseminada nos diversos níveis de assistência à saúde. É garantir a melhor qualidade de vida possível para os pacientes de uma maneira integral e continuada.

Artigos Relacionados

Terapia holística para depressão

Um exemplo marcante disso é a terapia holística para depressão, no intuito de tratar o transtorno mental mais prevalente do mundo. A inserção das técnicas holísticas ao tratamento tradicional tem refletido em diversas vantagens e benefícios na vida das pessoas que sofrem com as repercussões dessa doença. Principalmente por ser uma doença muito debilitante.

Depressão é doença

A depressão é uma doença com origem multifatorial associada, principalmente, a fatores genéticos e ambientais, caracterizada por alterações da químicas cerebrais que estão relacionadas ao surgimento de sintomas como humor negativo, desânimo, alterações do sono e apetite, perda de prazer e baixa energia. Essas manifestações têm forte impacto negativo sobre a vida das pessoas, fazendo com que se isolem, deixem de realizar atividades cotidianas e percam o interesse pela vida. O que apenas gera cada vez mais sofrimento e incapacidade.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta! 

Atuação da terapia holística para depressão

O objetivo maior da terapia Holística para depressão é restaurar a qualidade de vida e promover o bem-estar. Os pacientes com depressão que carecem desses fatores são muito beneficiados pela técnica. Isso se sustenta graças ao trabalho voltado principalmente ao reequilíbrio das substâncias químicas cerebrais alteradas na doença, principalmente ao promover a síntese de substâncias relacionadas ao prazer e ao ânimo, como a serotonina e a dopamina. Essas substâncias são liberadas através de diversas estimulações sensoriais que induzem o relaxamento, causam prazer e aliviam sensações desagradáveis e negativas, como acontece na prática da meditação, nas sessões de massoterapia e em outros métodos terapêuticos.

Harmonização da energia

Outro foco das técnicas da terapia holística para depressão inclui a harmonização do fluxo energético da pessoa. Dentro da medicina oriental há uma grande crença de que desequílibrios energéticos estão associados a padrões de comportamento e humor anormais. Dessa maneira, postula-se que a manipulação dessa energia através da transmissão de fluxos positivos que estão escassos na depressão e remoção de negativos que estão em excesso, pode melhorar o estado de humor e energia do paciente promovendo um maior bem-estar. Esse é o fundamento de algumas técnicas como o Reiki e a acupuntura.

Alteração de padrões psicológicos

Tudo que é feito por meio das técnicas da terapia holística para depressão, e para qualquer outro tratamento, visa alterar os padrões psicológicos que estão gerando sofrimento e incapacidade na vida do paciente, para que este possa retomar a vida normal e as atividades cotidianas e usufrua de uma melhor qualidade de vida, reduzindo consideravelmente o impacto da doença sobre seu dia a dia.

E como as pessoas são diferentes, elas também apresentam respostas distintas aos tratamentos com terapia holística para depressão. Por essa razão, a diversidade das técnicas se apresentam como ferramentas positivas pessoais para cada pessoa. Alguns, por exemplo, vão responder melhor a Acupuntura, outros ao Reiki, alguns ainda pela união de ambos. Cada um pode experimentar diferentes técnicas e encontrar aquela que lhe trará os melhores resultados, sendo que não necessariamente deve ser semelhante ao de outra pessoa que sofre da mesma doença. Quanto maior é o alicerce, maiores são as vantagens para recuperação e manutenção da saúde.

Clínica Marcelo Parazzi

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

Quer saber mais sobre a terapia holística para depressão, ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Será uma prazer ajudar!

ARTIGOS RELACIONADOS

Como evitar a depressão

Entenda as causas, o diagnóstico e o tratamento. A depressão é um transtorno mental caracterizado por alterações de humor e comportamento em que o […]

Continuar Lendo