fbpx

10 passos simples para evitar recaídas após tratamento para dependência química (com ou sem internação)

Início > Blog > 10 passos simples para evitar recaídas após tratamento para dependência química (com ou sem internação)

10 passos simples para evitar recaídas após tratamento para dependência química (com ou sem internação)

*artigo atualizado em maio de 2023.

Detalhes e comportamentos que fazem a diferença no modo como se enxerga o mundo.

O tratamento para dependentes químicos é um elemento de grande importância para a recuperação do indivíduo. No entanto, são comuns recaídas após tratamento para dependência química.

Para evitar que elas aconteçam, é importante ater-se a alguns detalhes e comportamentos que farão a diferença no modo como se enxerga o mundo e se passa a lidar com ele.

 

Por que acontecem as recaídas após tratamento para dependência química?

Quando o organismo para de receber as substâncias das quais ele é dependente, ele começa a desencadear sintomas que refletem a sua falta. Leia também Motivadores e causas da dependência química.

Sudorese, taquicardia, tremores, depressão, ansiedade, insônia, pensamentos obsessivos, entre outros comportamentos, fazem parte do que chamamos de estado de abstinência.

Por isso, o tratamento para dependência química é indicado, uma vez que ele tende a amenizar esses sintomas.

No entanto, eles podem aparecer após o fim do tratamento, o que, consequentemente, leva a pessoa a ter uma recaída.

Além de afetar a vida da pessoa, a dependência química é uma doença que afeta diversas áreas do organismo e, por isso, alguns comportamentos devem ser adotados em todos os aspectos para que se possa controlá-la.

 

Artigos Relacionados

 

 

Passos para evitar recaídas após tratamento para dependência química

Entenda 10 passos simples para evitar recaídas após tratamento para dependência química e manter-se limpo.

 

Passo 1: Não tente manipular nem se manipule

A manipulação é um dos comportamentos mais comuns em dependentes químicos. Para obter a droga, o indivíduo é capaz de mentir e convencer as pessoas, assim como a si próprio.

Em um tratamento ou até mesmo sem um, é preciso deixar este comportamento. A manipulação é tão perigosa que, aos poucos, o próprio dependente químico se convence de que aquilo é verdade.

Se o indivíduo já está há algum tempo sem fazer o uso das drogas e não deseja ter recaídas após tratamento para dependência química, é de grande importância que evite esse comportamento.

 

Passo 2: Não minta

As mentiras também são grandes companheiras dos dependentes químicos, mas esse comportamento tende a desaparecer após um tratamento.

No entanto, o indivíduo que está prestes a ter recaídas passa a mentir. Ele mente sobre coisas pequenas, que logo se tornam coisas grandes.

A mentira precede o uso da droga, por isso, ser honesto consigo mesmo é o melhor caminho para não ter recaídas.

 

Passo 3: Faça acompanhamento psicológico

O tratamento psicológico é muito bem-vindo após o tratamento para dependência química, pois é nele que  a pessoa passa a ter conhecimento de suas angústias e dores. É através do tratamento que ela aprende a trabalhar com esses sentimentos.

Deixar de ter apoio psicológico é um grande perigo. A rede pública oferece esse tipo de atendimento que pode ser realizado nos postos de saúde de seu bairro ou na própria unidade do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Não importa onde o tratamento será feito, o que importa é que ele seja realizado para que não haja recaídas após o tratamento para dependência química.

 

Passo 4: Comece a falar

Algumas pessoas tendem a guardar para si seus sentimentos e dúvidas, esse é um comportamento destrutivo que pode causar uma recaída em um dependente químico.

É preciso aprender a dialogar, a falar o que se sente, a expor sua opinião e ser claro. As pessoas não conseguirão adivinhar o que o indivíduo está pensando, e muitas delas não sabem que seus comportamentos podem tê-lo ferido.

A comunicação se torna um elemento de grande importância nesse sentido.

 

Passo 5: Não seja vítima

Outro comportamento muito comum de dependentes químicos é se sentirem vítimas da própria doença.

E com esse comportamento de autopiedade começam a justificar suas ações. Ter pena de si mesmo não é o melhor caminho para ficar limpo.

O ideal é que o indivíduo reconheça seus erros e aprenda com eles, e não se esconda atrás de sua doença. Esse também é um passo importante para não ter recaídas após tratamento para dependência química.

 

Passo 6: Frequente grupos de apoio

Os grupos de apoio são a melhor forma de expor dúvidas e pensamentos com pessoas que compartilham do mesmo problema.

Eles se tornam uma ótima estratégia de prevenção de recaídas após tratamento para dependência química.

Não só o dependente químico, mas também sua família devem frequentar grupos de apoio a fim de que fortaleçam-se psicologicamente para enfrentar os desafios da recuperação da dependência química.

 

Passo 7: Vigie seus pensamentos

Pensamentos repetitivos e pessimistas tendem a acompanhar um dependente químico em sua trajetória. Nesse sentido, vigiar os pensamentos também é uma forma de prevenir recaídas.

É preciso se questionar: “Por que estou pensando nisso?” “Qual o sentido deste pensamento?” “Eu posso estar tentando me manipular?”

O indivíduo deve dominar sua mente para que ela não o domine.

 

Passo 8: Estabeleça um projeto de vida

O indivíduo passou uma grande parte de sua vida sem perspectiva alguma do que fazer, sem sonhos, objetivos ou metas, mas agora isso deve mudar.

É importante fazer planos para um futuro recente e não tão recente, colocar no papel as metas e descobrir como alcançá-las. Não se deve desanimar, aos poucos, as coisas irão acontecer.

Um adicto deve estabelecer um plano para que possa evitar recaídas após tratamento para dependência química.

 

Passo 9: Caso tenha um lapso, peça ajuda para que ele não se torne uma recaída

Lapso consiste no uso da droga ou do álcool após um período de abstinência, mas que não é considerado uma recaída caso o indivíduo não volte a fazer o uso frequente da droga.

É fundamental evitar que o lapso aconteça, porém, caso ele ocorra, é importante procurar ajuda médica e orientação para que ele não se transforme em recaídas após o tratamento.

 

Passo 10: Estabeleça uma rotina, mas tenha momentos de lazer

É preciso que a pessoa readeque sua vida adotando costumes saudáveis que tendem a levá-lo a um padrão melhor de qualidade de vida.

Isso quer dizer trabalhar, estudar e cumprir obrigações como toda pessoa, no entanto, deve também ter momentos de lazer, momentos realizando atividades de que gosta.

É importante estar perto das pessoas que ama, evitar conflitos e discussões e ser paciente consigo próprio e com as pessoas que estão ao redor.

E não deixar de se cuidar. A prevenção de recaídas após tratamento para dependência química deve ser feita todos os dias.

Conheça melhor nossa clínica. Baixe gratuitamente o  e-book Por que escolher a clínica Marcelo Parazzi.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar quer evitar recaídas após tratamento para dependência química, a nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

 

 E-book Por que escolher a clínica Marcelo Parazzi - baixe agora!

ARTIGOS RELACIONADOS

A verdade que nunca ninguém contou sobre internação gratuita para dependentes químicos

A internação gratuita é garantida por lei, e pode trazer uma nova esperança para aqueles que desejam ter seus familiares recuperados. Embora a Clínica […]

Continuar Lendo