fbpx

Como internar um dependente químico contra a sua vontade

Início > Blog > Como internar um dependente químico contra a sua vontade

Como internar um dependente químico contra a sua vontade

*artigo atualizado em abril de 2023.

O que fazer quando a pessoa está doente e se recusa a fazer o tratamento?

O problema da dependência química é global e afeta milhares de famílias pelo mundo. Apesar de ser definida como uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ela possui características muito singulares que geram dúvidas nas famílias que possuem um dependente químico.

Muitas vezes, a pessoa está tão doente que se recusa a fazer o tratamento. Assim, a situação pode se tornar ainda mais grave. Confira o artigo O que fazer se um dependente químico se recusa a obter ajuda.

Além disso, quando o dependente químico está em constante recusa, é comum que até mesmo a família desista dele.

Portanto, se você está sofrendo com alguém com esse tipo de problema, não desista. Continue lendo este artigo e entenda como conseguir uma internação compulsória.

 

O que é uma internação compulsória?

Uma internação compulsória para dependente químico é aquela realizada contra a sua vontade.

Muitas pessoas leigas no assunto acreditam que essa não é a melhor maneira de tratar o doente. Assim, elas afirmam que o primeiro passo para a recuperação é a vontade de curar-se.

No entanto, é preciso analisar toda a problemática que envolve esse tema.

 

O dependente químico precisa de ajuda

A dependência química é uma doença progressiva, incurável e fatal. 

 

Doença progressiva

Progressiva, porque o dependente químico evolui dentro dela.

Se analisarmos o histórico de dependentes químicos, podemos perceber que muitos deles tiveram o início dentro do vício com drogas consideradas mais “leves” como o álcool e a maconha, e foram evoluindo para as drogas mais pesadas como a cocaína e o crack.

 

Doença incurável

Incurável, porque uma vez dependente químico, sempre dependente químico.

A doença não tem cura, mas tem tratamento. Assim, seu portador deve se manter em constante estado de vigilância para não ter recaídas.

 

Doença fatal

Fatal, porque se não tratada, ela pode levar o indivíduo à morte de diversas formas.

Seja por overdose, por doenças que surgem em razão da dependência, como pneumonia, hepatite, ou até mesmo pela criminalidade, que é muito comum em indivíduos nessas condições.

 

Doença biopsicossocial

Afirmamos então que a dependência química é uma doença biopsicossocial, ou seja, ela afeta todas as áreas da vida do indivíduo.

Bio, porque afeta o corpo, psico, porque afeta a mente, e social, porque afeta o modo como o dependente químico se relaciona com as pessoas. Baixe nosso infográfico: Os 7 sinais de que seu familiar pode ser um dependente químico.

Portanto, dependente químico não é “ drogado”, “ trombadinha” ou “ pinguço”, é um ser vivo que precisa de ajuda.

Leia também o artigo Como entender e identificar as características da dependência química.

 

Como internar um dependente químico compulsoriamente?

Para que você consiga internar o dependente químico de forma compulsória, deve procurar apoio judicial. Esse tipo de internação está prevista na Lei Federal de Psiquiatria nº 10.216/2001.

Assim, é preciso que você procure um médico psiquiatra para que este realize o pedido junto ao Ministério Público.

A lei ainda determina que os responsáveis pelo estabelecimento onde foi realizado o pedido tem o prazo de 72 horas para informar o Ministério Público sobre a internação e seus motivos.

Dessa forma, é possível, então, internar o dependente químico independentemente de sua vontade. Nesse caso, entende-se que o indivíduo, em situação grave em razão do vício, está oferecendo risco à sua própria vida.

Assim, cabe à família e ao Estado intervirem de maneira adequada.

Conheça melhor nossa clínica. Baixe gratuitamente o  e-book Por que escolher a clínica Marcelo Parazzi.

 

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar é dependente químico, a nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

E-book Por que escolher a clínica Marcelo Parazzi - baixe agora!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

A dependência química sob o olhar da Psicologia

*conteúdo atualizado em setembro de 2023. Como a psicologia define esta enfermidade. A Dependência Química é uma doença. Muitos a julgam erroneamente, como sendo […]

Continuar Lendo

Internação do dependente químico: 9 sinais de que isso é necessário

*conteúdo atualizado em setembro de 2023.   Saiba como identificar a necessidade de internação do dependente químico. Escolher um modelo de tratamento para dependência […]

Continuar Lendo