fbpx

Transtorno Obsessivo Compulsivo: causas e tratamento

Início > Blog > Transtorno Obsessivo Compulsivo: causas e tratamento

Transtorno Obsessivo Compulsivo: causas e tratamento

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, também conhecido como TOC, promove no indivíduo alterações cognitivas, emocionais e comportamentais.

 

Alterações cognitivas

Por alterações cognitivas, entendemos que são preocupações excessivas, obsessões por dúvidas, pensamentos invasivos e, portanto, descontrolados e de conteúdo negativo.

 

Alterações emocionais

As alterações emocionais podem ser tristeza, depressão, medo, ansiedade e culpa.

 

Alterações comportamentais

E por fim, as alterações comportamentais podem ser compreendidas, fundamentalmente, como rituais, repetições e comportamentos de evitação.

 

Consequências desses sintomas

É importante destacar que essa sintomatologia comportamental do Transtorno Obsessivo Compulsivo traz, à pessoa e muitas vezes aos próprios familiares, significativo sofrimento e, na grande maioria das vezes, danos às rotinas cotidianas, como atrasos ou perdas de compromissos, sejam eles de menor ou maior importância.

 

Artigos Relacionados

 

O que causa o Transtorno Obsessivo Compulsivo

Essa doença crônica pode surgir a partir de um trauma específico. No entanto, na maioria dos casos, ela surge sem que o indivíduo consiga entender o porquê, ou seja, sem estar atrelada a algum evento traumático.

Estudos revelam que a sintomatologia do TOC, quando não se agrava, estabiliza-se no quadro que desenvolvera até o momento ou se apresenta na forma de crises, com algum intervalo entre uma crise e outra.

Vale salientar, portanto, que o quadro, provavelmente, se manterá ou mesmo se agravará caso não haja busca por tratamento adequado.

 

Tratamento para o Transtorno Obsessivo Compulsivo

A Terapia Cognitivo-Comportamental destaca-se, cientificamente, no tratamento de indivíduos com TOC.

Junto a essa psicoterapia, que deverá ocorrer a partir de uma sessão por semana (frequência determinada mediante avaliação pelo profissional), é possível que seja necessário um tratamento medicamentoso com um médico psiquiatra.

Além disso, sessões de orientações aos familiares, ou de pessoas que convivem frequentemente com o paciente, são fundamentais para a conquista de bons resultados no tratamento do TOC.

Os pacientes tendem a se sentir mais compreendidos quando os seus familiares estão engajados conjuntamente ao tratamento, reduzindo sua angústia e aumentando a sua adesão ao próprio tratamento.

Os familiares, por sua vez, necessitam compreender o curso da doença, o processo de tratamento e de recuperação para, consequentemente, melhor apoiar esse indivíduo.

 

Caminhos para a recuperação

Por fim, acreditamos que são esses os principais caminhos a serem percorridos pelos pacientes e familiares ao lado, essencialmente, de profissionais qualificados para a conquista de um tratamento e recuperação satisfatórios.

Saiba mais sobre o tratamento para Transtorno Obsessivo Compulsivo na Clínica Marcelo Parazzi.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

Clínica Marcelo Parazzi

A Clínica Marcelo Parazzi pode ajudar se você ou algum familiar sofre com Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Nossa abordagem combina Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por meio de tratamentos tradicionais com psiquiatras, psicólogos e psicanalistas, e terapias complementares que comprovadamente auxiliam nos resultados do tratamento.

Oferecemos Terapia à Distância para pessoas que residem fora do país. Agende sua avaliação e dê o primeiro passo para a recuperação.

 

*este conteúdo foi publicado em julho de 2016 e atualizado em fevereiro de 2024.

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo