fbpx

7 dicas para escolher uma Clínica de Internação para tratamento de dependência química

Início > Blog > 7 dicas para escolher uma Clínica de Internação para tratamento de dependência química

7 dicas para escolher uma Clínica de Internação para tratamento de dependência química

*conteúdo atualizado em outubro de 2023.

Neste artigo o advogado André Tolentino traz algumas dicas para ajudar as famílias e pacientes a encontrarem a melhor clínica de internação para tratamento de dependência química ou comunidade terapêutica para tratamento.

Quando falamos em tratamento da dependência química, seja em qualquer uma de suas modalidades (ambulatorial, internação voluntária, involuntária ou compulsória), existe a busca do restabelecimento da saúde do paciente.

Contudo, na busca pela melhor clínica de internação para tratamento de dependência química ou comunidade terapêutica, na maioria das vezes, as famílias apenas têm acesso a um belo site e mantêm contato apenas com uma secretária ou “vendedor”, sendo que em muitos casos, nunca chega a conhecer quem realmente tem relacionamento direto com o paciente.

Selecionamos, então, dicas para que as famílias possam escolher a clínica de internação para tratamento de dependência química ideal.

 

7 dicas para escolher a melhor clínica de internação para tratamento de dependência química

1. Cabe no bolso?

Hoje encontramos inúmeros tipos de tratamento, grande quantidade de profissionais e, consequentemente, também preços que podem variar desde entidades filantrópicas, até clínicas com valores na casa dos muitos milhares de reais mensais.

Para famílias sem condições econômicas para custear uma clínica de internação particular, é possível buscar pelo SUS, pelo CAPS e também por meio de ação judicial, visando garantir o direito social à saúde.

 

2. Conheça o Diretor Terapêutico

Consideramos que uma boa equipe é reflexo de um bom gestor, desta forma, a segunda dica para escolher a clínica de internação para tratamento de dependência química é para que busque conhecer o Diretor Terapêutico da clínica de internação, geralmente um médico ou psicólogo com título de especialista em dependência química.

Saiba o nome do Diretor Terapêutico, conheça seus títulos acadêmicos e leia artigos publicados para saber como pensa este profissional.

 

Artigos Relacionados

 

3. Descubra se a clínica de internação possui os colaboradores que alega ter em seu site

Infelizmente, sabemos que muitas clínicas e comunidades terapêuticas acabam divulgando em seus meios de comunicação uma equipe com mais integrantes do que realmente possuem.

Sendo assim, verifique se realmente a entidade possui todos os profissionais que ela divulga, perguntando sobre o nome dos principais colaboradores, como médico, psicólogo, enfermeiro, educador físico, etc.

Se descobrir que realizam propaganda enganosa, cuidado!

 

4. Saiba se existem treinamentos periódicos concedidos aos funcionários

Outra dica importante para escolher a clínica de internação para tratamento de dependência química é saber que o tratamento relacionado exige treinamentos frequentes aos colaboradores.

Estes precisam ser constantemente informados dos direitos do paciente, das regras da entidade e também da dependência como doença, não como “desvio de caráter”, como muitos ainda carregam este estigma.

Sendo assim, é importante questionar quando foi a última “reciclagem” da equipe e quem foi o orientador. O ideal é que os treinamentos sejam semestrais.

 

5. Cuidado com internações de longa duração

A Lei n. 10.216/01 (Reforma Psiquiátrica) determina que a internação deve ser mantida pelo prazo mais breve possível, ou seja, apenas enquanto extremamente necessária ao restabelecimento do paciente, sendo posteriormente encaminhado para tratamento ambulatorial, se preciso.

Também com relação à intimidade que possam começar a ter com os colaboradores, é importante que busquem períodos mais breves, de acordo com a necessidade do paciente, pois é comum que, com o tempo de convivência, pacientes e funcionários passem a nutrir vínculos de amizade ou inimizade, sendo ambos sentimentos prejudiciais ao tratamento.

 

6. Atenção à regularidade

Para cuidar de doentes e buscar um restabelecimento de suas funções cognitivas, clínica de internação para tratamento de dependência química, ou comunidade terapêutica, deve possuir alguns documentos mínimos conferidos pelo poder público ou órgãos não estatais.

Sugerimos então que se certifique de que a unidade é uma empresa ou entidade regularmente constituída, com CNPJ próprio e CNAE compatível com a atividade prestada; alvará da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros (lembrando que vimos alguns incêndios em comunidades terapêuticas nos últimos anos).

As unidades que alegam ser clínica médica devem apresentar sua inscrição no CNES e registro no Conselho de Medicina do Estado em que está estabelecida.

 

7. Existência de Programa de Prevenção e Exame Toxicológico aos colaboradores

Com o pioneirismo de algumas clínicas, acreditamos que a criação e implementação de um “Programa de Prevenção ao Uso de Drogas e Exame Toxicológico” seja um ótimo indicativo da boa saúde emocional dos colaboradores da entidade.

Tal iniciativa para entidades que cuidam de dependentes químicos é fundamental, evitando que pacientes sejam tratados por quem deveria estar em tratamento.

O “Programa de Prevenção ao Uso de Drogas e Exame Toxicológico” é essencial para a melhora da qualidade de vida do funcionário e seus familiares, melhora no profissionalismo e tranquilidade ao paciente e sua família.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

 

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar tem sofrido com depressão e uso de drogas, a nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

E-book Por que escolher a Clínica Marcelo Parazzi - baixe agora!

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo