fbpx

8 dicas para parar de fumar

Início > Blog > 8 dicas para parar de fumar

8 dicas para parar de fumar

Hábito está associado a emoções e situações do dia a dia.

Confira 8 dicas para parar de fumar.

O cigarro causa dependência química, psicológica e social, por isso, parar de fumar pode ser difícil para muitas pessoas. Principalmente, porque seu uso acompanha vários momentos do dia, assim, tudo aquilo que está associado a ele, deixa o vício ainda mais grave.

Vício está associado a ações do cotidiano

Psicólogos afirmam que o hábito do cigarro está associado a emoções e situações do dia a dia e funciona como uma opção de pausa para quando se está relaxado, ansioso, à espera de algo, após a conclusão de uma tarefa ou término de refeição. Essas associações tornam o ato de fumar um passatempo, uma companhia ou até mesmo uma barreira. Confira os Aspectos emocionais do tabagismo.

Isso porque a nicotina age como estimulante do sistema nervoso, ritmo cardíaco e pressão sanguínea. Entretanto, o cigarro ainda é composto por alcatrão, que é altamente cancerígeno (encontrado em minas de carvão); monóxido de carbono, um gás de alta toxicidade; além de várias outras substâncias nocivas ao corpo. Saiba mais em Cigarro e seus riscos reais.

Mas, não adianta apontar a um fumante todos os prejuízos que o cigarro causa à saúde. Para que o vício seja deixado de lado, é necessária uma busca por mudança no estilo de vida, uma vontade interior.

Dicas para parar de fumar

Além de aprender a lidar com a culpa, os sintomas de abstinência e a dificuldade de concentração, as pessoas que ficam sem fumar também precisam de apoio e incentivo.

Existem alguns métodos naturais e dicas eficientes que ajudam no processo de parar de fumar. Veja a seguir:

1. Paciência em primeiro lugar

Não adianta ter pressa nem mesmo deixar a ansiedade tomar conta durante esse processo.

Parar de fumar exige mudanças de hábitos e muita paciência. Então, associe técnicas comprovadas para facilitar o processo, assim você terá mais segurança.

2. Não esqueça seu objetivo

Estabeleça um propósito, lembre qual é o principal benefício para você parar de fumar. Essa será a sua razão para superar as dificuldades encontradas durante o processo.

3. Aposte em alguma atividade física

Exercícios físicos estão entre as ótimas dicas para parar de fumar, pois ajudam a produzir e liberar endorfina. Uma caminhada ou pedalada duas ou três vezes durante a semana irão ajudar na hora de parar de fumar.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

4. Troque o café e o álcool por chás e sucos

Bebidas alcoólicas e café são hábitos totalmente relacionados ao uso de cigarros. Esse é um gatilho em seu cérebro, então o ideal é substituí-los por chás e sucos, ou simplesmente reduzir o seu consumo, o que já ajuda bastante.

5. Não se compare com outras pessoas

Parar de fumar realmente é um processo difícil e muitas pessoas vão lembrá-lo disso. Outras também podem afirmar que conseguiram parar de fumar de vez. Mas, não se compare e nem se cobre internamente.

Não há jeito fácil de largar um hábito, então busque por paliativos e entenda que esse é um processo gradativo.

6. Fitoterapia e homeopatia como aliadas

Sementes de cardamomo, florais, balas de gengibre e gomas de nicotina e adesivos podem contribuir com o processo.

Esses produtos estão entre as dicas para parar de fumar porque possuem substâncias que auxiliam na liberação de dopamina, em alguns casos ajudam até a repor a própria nicotina, responsável por causar dependência.

Artigos Relacionados

7. Terapias alternativas e acupuntura

Existem algumas técnicas alternativas que ajudam a parar de fumar. Com a hipnoterapia, por exemplo, o profissional pode reprogramar a sua mente para rejeitar cigarros. A acupuntura também contribui de maneira física a diminuir a dependência.

Se sozinho você achar que não está tendo êxito em sua jornada, não hesite em procurar ajuda. Não há problema nenhum nisso e as terapias ajudam no autoconhecimento, fator importantíssimo em vários aspectos da vida.

8. Valorize as pequenas conquistas

Não se preocupe em contar os dias sem fumar e nem se preocupe em excesso com o futuro. O ideal é manter-se no presente e, para controlar a ansiedade, valorizar as pequenas conquistas. São estas que farão o seu futuro de sucesso.

A Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar está sofrendo com o cigarro e quer dicas para parar de fumar, nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Interdição do dependente químico

Saiba quando é necessário fazer a interdição do dependente químico. O que fazer quando o dependente químico não consegue administrar seu patrimônio? A regra […]

Continuar Lendo

Vício em apostas online: quando começar a se preocupar

Desde crianças, somos impelidos a, de algum modo, participar de algum tipo de jogo. Seja em brincadeiras, esportes ou mesmo na mais inocente atividade […]

Continuar Lendo