Confira 8 dicas para parar de fumar.
O cigarro causa dependência química, psicológica e social, por isso, parar de fumar pode ser difícil para muitas pessoas. Principalmente, porque seu uso acompanha vários momentos do dia, assim, tudo aquilo que está associado a ele, deixa o vício ainda mais grave.
Vício está associado a ações do cotidiano
Psicólogos afirmam que o hábito do cigarro está associado a emoções e situações do dia a dia e funciona como uma opção de pausa para quando se está relaxado, ansioso, à espera de algo, após a conclusão de uma tarefa ou término de refeição.
Essas associações tornam o ato de fumar um passatempo, uma companhia ou até mesmo uma barreira. Confira os Aspectos emocionais do tabagismo.
Isso porque a nicotina age como estimulante do sistema nervoso, ritmo cardíaco e pressão sanguínea.
Entretanto, o cigarro ainda é composto por alcatrão, que é altamente cancerígeno (encontrado em minas de carvão); monóxido de carbono, um gás de alta toxicidade; além de várias outras substâncias nocivas ao corpo. Saiba mais em Cigarro e seus riscos reais.
Mas, não adianta apontar a um fumante todos os prejuízos que o cigarro causa à saúde. Para que o vício seja deixado de lado, é necessária uma busca por mudança no estilo de vida, uma vontade interior.
Tendências mostram declínio
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo vem diminuindo ao longo dos anos. Em 2022, cerca de 1 em cada 5 adultos em todo o mundo era fumante, menos do que em 2000, quando esse número era de 1 em cada 3.
No entanto, o mundo ainda tem hoje cerca de 1,25 bilhão de fumantes, sendo que o tabaco é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano.
O Brasil está entre os países que se destacam na diminuição do consumo. A OMS diz que conseguimos uma redução de 35% desde 2010.
Dicas para parar de fumar
Além de aprender a lidar com a culpa, os sintomas de abstinência e a dificuldade de concentração, as pessoas que ficam sem fumar também precisam de apoio e incentivo.
Existem alguns métodos naturais e dicas eficientes que ajudam no processo de parar de fumar. Veja a seguir:
1. Paciência em primeiro lugar
Não adianta ter pressa nem mesmo deixar a ansiedade tomar conta durante esse processo.
Parar de fumar exige mudanças de hábitos e muita paciência. Então, associe técnicas comprovadas para facilitar o processo, assim você terá mais segurança.
2. Não esqueça seu objetivo
Estabeleça um propósito, lembre qual é o principal benefício para você parar de fumar. Essa será a sua razão para superar as dificuldades encontradas durante o processo.
3. Aposte em alguma atividade física
Exercícios físicos estão entre as ótimas dicas para parar de fumar, pois ajudam a produzir e liberar endorfina. Uma caminhada ou pedalada duas ou três vezes durante a semana irão ajudar na hora de parar de fumar.
4. Troque o café e o álcool por chás e sucos
Bebidas alcoólicas e café são hábitos totalmente relacionados ao uso de cigarros. Esse é um gatilho em seu cérebro, então o ideal é substituí-los por chás e sucos, ou simplesmente reduzir o seu consumo, o que já ajuda bastante.
5. Não se compare com outras pessoas
Parar de fumar realmente é um processo difícil e muitas pessoas vão lembrá-lo disso. Outras também podem afirmar que conseguiram parar de fumar de vez. Mas, não se compare e nem se cobre internamente.
Não há jeito fácil de largar um hábito, então busque por paliativos e entenda que esse é um processo gradativo.
6. Fitoterapia e homeopatia como aliadas
Sementes de cardamomo, florais, balas de gengibre e gomas de nicotina e adesivos podem contribuir com o processo.
Esses produtos estão entre as dicas para parar de fumar porque possuem substâncias que auxiliam na liberação de dopamina, em alguns casos ajudam até a repor a própria nicotina, responsável por causar dependência.
Artigos Relacionados
- Cigarro e psicoterapia: como a terapia pode ajudar a acabar com vício
- Dependência psicológica do cigarro: confira 5 indícios do problema
7. Terapias alternativas e acupuntura
Existem algumas técnicas alternativas que ajudam a parar de fumar. Com a hipnoterapia, por exemplo, o profissional pode reprogramar a sua mente para rejeitar cigarros. A acupuntura também contribui de maneira física a diminuir a dependência.
Se sozinho você achar que não está tendo êxito em sua jornada, não hesite em procurar ajuda. Não há problema nenhum nisso e as terapias ajudam no autoconhecimento, fator importantíssimo em vários aspectos da vida.
8. Valorize as pequenas conquistas
Não se preocupe em contar os dias sem fumar e nem se preocupe em excesso com o futuro. O ideal é manter-se no presente e, para controlar a ansiedade, valorizar as pequenas conquistas. São estas que farão o seu futuro de sucesso.
A Clínica Marcelo Parazzi
Você está tentando parar de fumar ou conhece alguém que esteja enfrentando esse problema, a Clínica Marcelo Parazzi pode ajudar.
Nossa abordagem combina Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por meio de tratamentos tradicionais com psicólogos e terapias complementares que comprovadamente auxiliam nos resultados do tratamento.
Oferecemos Terapia à Distância para pessoas que residem fora do país ou que preferem realizar as sessões em casa. Agende sua avaliação e dê o primeiro passo para a recuperação.
*conteúdo publicado em outubro de 2021 e atualizado em junho de 2025.