fbpx

Como ajudar um dependente químico que não quer ajuda

Início > Blog > Como ajudar um dependente químico que não quer ajuda

Como ajudar um dependente químico que não quer ajuda

*artigo atualizado em junho de 2023.

Como ajudar um dependente químico que não quer ajuda? Esse é um dilema muito recorrente em famílias que passam por essa situação.

A dependência química faz com que o indivíduo se torne escravo físico e emocional das drogas. Assim, muitas vezes ele se recusa a obter ajuda. Muitos familiares, preocupados, tentam então entender as recusas do dependente químico.

Como ajudar alguém que não deseja ser ajudado? Como continuar vivendo sabendo que existe alguém nas ruas, no frio, com fome e não quer sair dali? Como superar a dependência química?

Estes são apelos desesperados daqueles que perderam a esperança ao pensar em como ajudar um dependente químico que não quer ajuda. O que fazer, então?

 

Por que o dependente químico se recusa a se tratar?

A dependência química é uma das doenças mais complexas do mundo. Isso porque, quando desenvolvida, afeta a parte orgânica do indivíduo, assim como sua mente e seu caráter.

Antes de pensar em como ajudar um dependente químico que não quer ajuda, é importante saber que para o indivíduo, muitas vezes é mais fácil manter o vício do que superar as crises de abstinência.

Além disso, muitos dependentes químicos se acostumaram a viver em situação de rua, sem obrigações, sem um emprego.

Para eles, enfrentar outro estilo de vida seria como dar os primeiros passos, tal como uma criança que começa a andar. E nem todo mundo está disposto a fazer isso.

 

Fatores que influenciam na decisão

1. Preconceito

Um fator que influencia na decisão por um tratamento é o preconceito que ele enfrenta perante a sociedade.

Muitas vezes, o dependente químico tem que enfrentar os julgamentos de seus próprios familiares.

 

2. Codependência

Mais um motivo relevante é a questão da codependência, que influencia diretamente nas recusas do dependente químico para o tratamento.

Leia também nosso artigo 9 sinais de que o dependente químico precisa de internação.

A codependência em dependência química caracteriza-se por um fenômeno no qual um familiar passa a viver em função do dependente químico. Existe aí uma dependência afetiva e emocional muito grande por parte desse familiar.

 

Como a codependência influencia na recusa do indivíduo pelo tratamento

O codependente vive única exclusivamente em prol do dependente químico e sofre com ele todas as suas dores. Ele é capaz de ficar sem dormir, comer, assim como sair pelas ruas atrás de seu ente querido.

Está tão doente quanto o próprio dependente químico e pode, inclusive, atrapalhar um possível tratamento.

Acontece que o dependente químico, ao se deparar com essa situação, sabe que tem apoio para continuar usando a droga, pois essa pessoa demonstra isso.

Assim, o indivíduo que faz o uso da droga se torna capaz de manipular o codependente de uma maneira tão grande que ele acredita que deve fazer de tudo para manter o dependente bem.

O dependente químico não pensa nessa pessoa como alguém que sofre, mas sim como um apoio para o seu vício, enquanto a outra parte se culpa pela doença do outro e acredita que deve fazer algo.

O dependente químico não vê, assim, razões para abandonar o vício, o que resulta na recusa pelo tratamento.

 

Artigos Relacionados

 

O tratamento da codependência gera reflexos no dependente químico

A partir do momento em que o codependente decide que é hora de cuidar de si mesmo, isso causará reflexos no indivíduo que faz o uso da droga.

O familiar codependente irá aprender que nem sempre é possível apoiar o indivíduo dentro da dependência química. Que certas atitudes devem ser evitadas para o próprio bem do dependente.

A mudança de postura desse familiar forçará o dependente químico a procurar novas alternativas para sobreviver. Ele precisa entender que só receberá ajuda se decidir parar com o vício, caso contrário, estará por conta própria.

Essa afirmação pode ser um pouco dura, no entanto, ela resultará na queda de recusa pelo tratamento e o dependente químico se vê obrigado a pensar no que deve fazer.

 

Onde buscar tratamento para codependência?

Dessa forma, antes de buscar maneiras de como ajudar um dependente químico que não quer ajuda, o codependente precisa tratar-se.

O tratamento para codependência pode ser fornecido por grupos de apoio especializados para esse tema. Na maioria dos municípios brasileiros existem grupos de apoio que fornecem a base para saber lidar com situações relacionadas ao dependente químico.

Acompanhamento psicológico também é uma alternativa, tendo em vista a condição fragilizada do codependente.

No entanto, toda a família deve estar engajada a entender sobre a doença e buscar um tratamento adequado para poder lidar com ela de maneira qualificada.

 

Internação compulsória: quando optar por ela?

A internação compulsória é uma medida extrema em caso de recusa do tratamento.

Entende-se por internação compulsória aquela realizada sem o consentimento do indivíduo, uma vez que ele esteja correndo risco.

Caso seja identificada situação de risco de morte eminente, a família deve realizar pedido junto ao Ministério Público de sua cidade para que a internação seja realizada.

A justiça irá requerer dos órgãos públicos especializados avaliação para entender sobre o caso e se, de fato, o indivíduo corre risco.

 

O que é considerado risco de morte

Consideramos risco de morte quando o dependente químico:

  • Encontra-se com a saúde debilitada e se recusa a receber tratamento médico;
  • Está sendo ameaçado por outras pessoas por diversos motivos, inclusive pelas dívidas com as drogas;
  • Está ameaçando a vida de outras pessoas em razão do uso da droga.

É muito doloroso ver um familiar nessa situação, no entanto, as recusas do dependente químico fazem parte da doença.

Muitas vezes, é preciso que o indivíduo chegue ao fundo do poço para compreender que precisa de ajuda. Confira o artigo Como Luís Henrique conseguiu se livrar da dependência química.

 

Então, como ajudar um dependente químico que não quer ajuda?

O dependente químico precisa querer se tratar. A menos que esteja acontecendo uma das situações citadas, é preciso deixar que o próprio indivíduo tome consciência de como está sua vida.

O tratamento compulsório, muitas vezes, não garante resultado satisfatório e em pouco tempo o indivíduo volta a fazer o uso de substâncias químicas.

É necessário que haja, então, um desejo profundo por parte do próprio dependente, uma vez que o tratamento para dependência química não é fácil.

Mediante o pedido de ajuda, começa o processo de tratamento e com ele as abstinências, dores, arrependimentos e angústias.

A família, acima de tudo, precisa estar preparada para os dois casos: o das recusas do dependente químico, assim como o do seu pedido de ajuda, sabendo agir de forma adequada em ambos os casos.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar não sabe como ajudar um dependente químico que não quer ajuda, a nossa clínica pode ampará-lo.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país.

Agende sua primeira consulta.

E-book Por que escolher a clínica Marcelo Parazzi - baixe agora!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Internação do dependente químico: 9 sinais de que isso é necessário

*conteúdo atualizado em setembro de 2023.   Saiba como identificar a necessidade de internação do dependente químico. Escolher um modelo de tratamento para dependência […]

Continuar Lendo