fbpx

O uso de Drogas na Adolescência

Início > Blog > O uso de Drogas na Adolescência

O uso de Drogas na Adolescência

*conteúdo atualizado em agosto de 2023.

 

São diversos os fatores associados à realidade do uso de drogas na adolescência.

A dependência química é classificada como um transtorno mental e tem repercussões físicas, psicológicas e emocionais que interferem de forma significativa na qualidade de vida do indivíduo.

Algumas das consequências incluem o comprometimento do convívio social, conflitos familiares, redução do rendimento escolar ou do trabalho, influenciando negativamente muitas outras esferas da vida.

O doente se torna refém da própria condição e não consegue parar de usar a droga da qual é dependente, mesmo tendo noção dos efeitos negativos que esta tem em sua vida, sendo necessária a ajuda de um profissional e tratamento especializado.

 

Links Relacionados

 

Fatores associados ao uso de drogas na adolescência

Há uma relação muito marcante entre o uso de drogas e a adolescência, tendo muitos relatos de usuários que afirmam ter começado o vício nessa fase da vida.

E muitos são os fatores associados a essa realidade como, por exemplo, a busca dos jovens por pertencimento, desejo de fuga de alguma situação vivida, influência de familiares ou conhecidos.

Isso sem contar a facilidade de acesso a essas drogas, até mesmo as ilícitas. É sempre bom ressaltar que o cigarro e o álcool também geram dependência. As pessoas costumam esquecer devido ao caráter legalizado dessas substâncias.

 

Possíveis causas da dependência química na adolescência

Mas por que a adolescência é uma fase em que as drogas acabam sendo introduzidas com tamanha facilidade?

A resposta se encontra em aspectos biológicos e psicológicos do adolescente que o deixa mais vulnerável a certas circunstâncias e condições como depressão, ansiedade e a própria dependência química.

Entretanto, quando falamos de uso de drogas na adolescência, também é importante levar em consideração o contexto pessoal de cada indivíduo, como predisposição à dependência, meio em que está inserido e acesso às drogas.

Leia também o artigo Descobri que minha filha usa drogas, e agora?

 

Mais do que impulso da juventude: fase de amadurecimento

Normalmente os adolescentes são impulsivos, não medem seus atos e nem se preocupam com consequências e isso tem relação com o amadurecimento cerebral que acontece nesse período.

Parte do cérebro, responsável pela tomada de decisões e controle emocional, está em amadurecimento até o início da vida adulta. Isso não quer dizer que todos os adolescentes vão partir para as drogas, mas mostra um ponto de fragilidade e instabilidade emocional que pode fazer com que isso se torne uma realidade.

O fator psicológico também tem grande relevância nesse período de transição, que representa a saída da infância em direção à vida adulta.

 

Busca por autonomia

O adolescente quer autonomia, mas ainda depende dos pais. Então, conflitos acabam sendo normais nessa fase, assim como querer se afastar um pouco da família e buscar pela própria identidade.

Por isso, o papel dos pais é fundamental nesse momento, eles devem “dar corda” na medida certa ao filho, mas saber “puxar” quando for necessário. “Nunca soltando, nem apertando demais”.

Conversar com o jovem e demonstrar que o que ele diz está sendo valorizado também é importante nessa fase, não só para evitar o uso de drogas na adolescência, mas também para validar tantos outros aspectos.

 

Seu lugar no mundo

É um período da vida em que o adolescente procura andar mais com pessoas de idades próximas às dele, quer se encaixar, fazer parte de um grupo, mesmo que para isso tenha que reproduzir estilos e comportamentos de outras pessoas.

Muitas vezes, as drogas são apresentadas nesse contexto e o jovem aceita para se autoafirmar frente aos amigos.

É muito comum começar com o álcool, o cigarro e a maconha. O jovem acaba usando as drogas para ficar mais desinibido e parecer “legal” para os outros. Essas são uma das razões da presença de muitas drogas em festas frequentadas por essa faixa etária.

 

Reprodução de comportamento

Muitas vezes, o ambiente de convívio desse jovem é onde ocorre o primeiro contato com substâncias químicas. Pais que bebem ou fumam na frente dos filhos abrem margem para reprodução de comportamento semelhante no futuro.

Assim como situações quando, por exemplo, o tio oferece uma cerveja ao menor de idade e acha que não tem nada de mais. Quanto mais cedo o adolescente entra em contato com essas substâncias, mais prejudiciais elas são e mais fácil é de desenvolver uma dependência a longo prazo.

 

Links Relacionados:

 

Efeitos e consequências do uso de drogas na adolescência

Os efeitos e consequências das substâncias químicas no cérebro e corpo de um adolescente são variáveis e dependem de aspectos próprios das drogas, assim como a dose e frequência de uso.

Toda substância administrada no corpo, seja álcool, maconha ou cocaína, tem efeitos no organismo com um todo, sendo fígado, coração e pulmão os que mais sofrem pelo abuso de substâncias.

Uma vez que o adolescente está em formação, os efeitos acabam sendo ainda mais tóxicos. No cérebro, as drogas afetam a concentração, atenção e pensamento, refletindo em baixo rendimento escolar.

Têm efeitos de agitação ou cansaço exagerado, sem contar os sintomas da abstinência que incluem enjoos, vômitos, suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados e sentimentos de morte e perseguição.

Quer conversar sobre o assunto? Agende uma consulta!

 

Clínica Marcelo Parazzi

Se você ou algum familiar tem sofrido com o uso de drogas na adolescência, a nossa clínica pode ajudar.

Além de se fundamentar na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferecer todo o tratamento tradicional por meio de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para tratar ansiedade, depressão e outros transtornos, a Clínica Marcelo Parazzi também dispõe de Terapia Holística, que desenvolve estratégias terapêuticas como Reiki, Yoga, Meditação, Constelação Familiar e Mindfulness (Consciência plena), para auxiliar no alcance de melhores resultados nos tratamentos dos pacientes, que são, comprovadamente, grandes aliados na recuperação desses indivíduos.

Estamos à disposição para auxiliar com a Terapia à Distância, realizando atendimento inclusive para pessoas que residem fora do país. 

Agende sua primeira consulta.

Teste - Saiba se você ou seu familiar é um dependente químico

ARTIGOS RELACIONADOS

12 Motivos para ajudar sua filha a se livrar das drogas o mais rápido possível

Para que você consiga mais forças e também um incentivo nessa batalha. O uso de drogas vem, infelizmente, se tornando algo comum, e que […]

Continuar Lendo